UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Público paulista acolhe cinemão e cineclube

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Iniciativas opostas, o Cineclube Cinesesc e o Multiplex Playarte Bristol (abertos na semana passada na região da Paulista) tiveram ambos resposta satisfatória de público.
Dedicado aos clássicos já estabelecidos e à produção atual candidata a um lugar permanente na história do cinema, o Cineclube Cinesesc fez média de 200 espectadores por sessão, numa sala de 330 lugares.
A coordenação de programação do Cineclube considera o resultado "surpreendente", porque as sessões ocupam horários alternativos à programação regular do cinema, como manhãs de domingo, por exemplo.
O Multiplex Playarte Bristol inaugurou suas sete salas com um apanhado da recentíssima safra de blockbusters norte-americanos. É programação desenhada para atrair o espectador jovem, em férias e interessado no "cinemão" comercial.
Nos quatro primeiros dias de funcionamento, o Bristol teve 5.000 espectadores. Otelo Coltro, vice-presidente da Playarte, diz que é resultado acima de sua expectativa. E anima-se, sobretudo, com o fato de que o público cresceu a cada dia.

SANTORO DETONANDO 1
Depois de "As Panteras Detonando", Rodrigo Santoro volta às telas brasileiras numa produção internacional no dia 28 de novembro. É quando estréia no país "Simplesmente Amor", do inglês Richard Curtis, que roteirizou "Um Lugar Chamado Nothing Hill".

SANTORO DETONANDO 2
Santoro foi convidado para "Simplesmente Amor" pela diretora de casting do longa, que o conheceu no Festival de Veneza, em 2001, quando "Abril Despedaçado" (Walter Salles) competiu. Também no elenco: Laura Linney, Liam Neeson, Emma Thompson e Billy Bob Thornton.

QUEM DEFINE O OSCAR 1
Ficou assim a comissão que definirá o candidato brasileiro ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004: os críticos Ismail Xavier (SP) e Ivana Bentes (RJ), o distribuidor Adhemar Oliveira (SP), os cineastas Januário Guedes (PA), Monica Schimdt (RS), Pola Ribeiro (BA) e Roberto Farias (RJ).

QUEM DEFINE O OSCAR 2
Todos aceitaram convite do Ministério da Cultura e se reúnem no dia 17/9 para a escolha. Há uma pergunta a priori: coroa-se o fenômeno popular "Carandiru", de Hector Babenco, ou discutem-se opções?

UM LUGAR NO PÓDIO
Escalado para competir no 31º Festival de Gramado, "Lugares Comunes", de Adolfo Aristarain, recebeu sete indicações ao Cóndor, o grande prêmio argentino. Disputa melhor filme, diretor, adaptação, ator, atriz, ator coadjuvante e direção de arte.


Texto Anterior: "A Viagem de Chihiro": Animação é experiência visual única
Próximo Texto: DVD/lançamentos: Lucie Aubrac
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.