UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL

Mandela atua como conselheiro de jovens

SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO

Artífice da luta contra o apartheid, o regime de segregação racial imposto por décadas pelo governo da África do Sul, Nelson Mandela completa hoje 85 anos e ainda dá mostras de que pode fazer mais do que inspirar novas gerações de ativistas.
No especial que a MTV exibe hoje, o líder negro foi convidado a atuar como um "conselheiro" para um grupo de quatro jovens, engajados em procurar soluções para problemas de suas regiões: a disseminação da Aids entre a população ugandense, a opressão do poder militar em Mianmar e o conflito no Oriente Médio.
As conversas são entremeadas pela apresentação de pontos importantes da trajetória de Mandela, colocada em paralelo às preocupações dos participantes do especial.
"Como é possível renunciar à família em nome do que você acredita?", pergunta o jovem de Mianmar, que vive hoje exilado na Tailândia, onde trabalha em campanhas contra a repressão em seu país e distante da mãe.
Nelson Mandela reconhece o dilema -recusou a chance de interromper seu período de 27 anos preso, se desistisse de suas convicções-, mas diz que "[o exílio] não significa que você abandonou sua família. Você está lutando para conseguir que seus próximos tenham direito a moradia decente, educação, a um salário justo, algo que um governo não-democrático não está oferecendo".
A uma garota palestina e a um israelense, que perderam parentes em incursões militares e ataques suicidas, o ex-presidente sul-africano fala sobre a possibilidade do perdão:
"Se nós seguirmos o nosso cérebro e controlarmos a temperatura do nosso sangue, seremos superiores ao nosso oponente. Se você aceitar a integridade e a honestidade de seu oponente, ele tenderá a considerar você e seu povo", afirma Mandela, aludindo ao processo de reconciliação entre brancos e negros que vem sendo empreendido na África do Sul.


MEETING MANDELA: A STAYING ALIVE SPECIAL. Quando: hoje, às 21h, na MTV.


Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: Música - "Lipstick Killers"/"Buzzcocks": The New York Dolls lembram que rock também é escracho
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.