São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Fotos João Sal/Folha Imagem
GALERIA
Fernando Arruda Botelho conversa com o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, e Paulo Skaf, da Fiesp, na Mostra Sistema Fiesp de Responsabilidade Socioambiental; a exposição tem objetos, como uma guitarra de Bono (U2), que irão a leilão beneficente em agosto


Carta fechada

Depois de se reunir com o ministro do Esporte, Orlando Silva, Carlos Nuzman, presidente do comitê organizador do Pan, mandou carta pessoal e confidencial a Lula rasgando elogios ao presidente da República, numa espécie de pedido de "perdão" pelas vaias do Maracanã. Nuzman, que publicou também carta aberta nos jornais, ainda tenta levar Lula para o encerramento do evento, no Rio.

VOLTA
Mario Vazquez Raña, presidente da Organização Desportiva Pan-Americana, também foi mobilizado para um desagravo oficial a Lula. "Presidente, a festa é sua. Volte para o encerramento", disse, num telefonema a Brasília. Até ontem, Lula alegava ter dificuldade de encaixar o encerramento do Pan em sua agenda.

LUGAR DE PALMAS
Já a presença de Lula na cerimônia dos 110 anos da Academia Brasileira de Letras, na sexta-feira, no Rio, está confirmada. "Ele vai até discursar", diz o presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça. Os aplausos estão garantidos. "A academia é um lugar de palmas. Nós sabemos receber nossos convidados muito bem", tranqüiliza Vilaça, dizendo que o risco de Lula ser vaiado "é nulo".

ADOROU
E já são 69 comunidades no Orkut sobre as vaias ao presidente Lula no Pan. A maior delas -"Vaias! Lula e o Pan"-, com 668 membros, lançou a enquete: "O que você achou das vaias?". Resultado: a) Adorou (42%); Achou justo (16%); Desaprovou (8%), Achou ridículo (15%); Ficou indignado (16%).

TRABALHOS LÚDICOS
O Superior Tribunal Militar vai comprar DVDs, aparelhos de som, micro gravadores de áudio, três MP3 players e um MP4 player, entre outros eletrônicos. Objetivo: informatizar reuniões e melhorar os "trabalhos lúdicos" da Comissão de Qualidade de Vida, que atende aos servidores.

SAIA
Pela primeira vez na história do Ministério Público de SP, o número de mulheres aprovadas no concurso para a carreira de promotor é maior que o de homens: num total de 105 vagas, foram 53 as aprovadas, contra 52 rapazes. Dos 25 primeiros, 17 são mulheres.

PELOS BONS COSTUMES
O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) manteve a sustação de um comercial da Skol que agridiria os "padrões de decência" e os "bons costumes", segundo a Schincariol, que fez a denúncia. No filme, um ator aparece correndo pelado na praia, enquanto se diverte com os amigos. A Skol alegou na defesa que a peça "tem caráter fantasioso e mostra uma situação caricata e irreal". Mas perdeu o recurso.

HAY QUE ENDURECER
Novo enfeite do escritório de Oscar Niemeyer, no Rio: um par de luvas de boxe. Vieram no pacote de presentes da delegação cubana do Pan, que visitou o arquiteto durante a semana. As luvas foram entregues a ele quando o assunto era o presidente dos EUA, George Bush.

QUERO SER HOMER
Depois do polêmico episódio em que os Simpsons avacalhavam com o Rio, produtores do desenho ficaram surpresos com o sucesso da família no Brasil. Mais de 60 mil personagens foram criados por internautas brasileiros através do site oficial do longa-metragem. O Brasil é o segundo país que mais criou "avatares" em todo o mundo, atrás dos EUA.

COMERCIAL CENSURADO

"Lula, pára de ser chatinho!"

Depois de ter incorporado a ministra Marta Suplicy, do Turismo, no anúncio de uma montadora que pedia que os consumidores relaxassem e comprassem os carros da marca, Marcos Cesena teve que sair do ar por causa da interferência do governo junto à empresa, pedindo que a propaganda fosse suspensa [o governo nega]. Ele falou à coluna:

 

FOLHA - Como você reagiu à suspensão do anúncio? Relaxou e...?
CESENA
- Fico chateado, porque votei duas vezes no Lula. Uma coisa é tomar facada do seu inimigo. Outra coisa é seu amigo te dar facada. O Lula se incomoda com vaias, com a propaganda da Marta. Mas aeroporto lotado não o incomoda, né? É absurdo. E o Lula é bobo, porque vai dar ponto para a Peugeot [montadora que fez o anúncio]. A opinião pública vai cair de pau e ele vai ter que ficar falando sobre o assunto. Lula está marcando uma touca brava nessa história. Tirar um comercial do ar é uma baixaria da parte dele. Como ele é burro! Como-ele-é-burro!

FOLHA - Vaiaria Lula e Marta Suplicy no Maracanã?
CESENA
- Não sei se vaiaria, porque foi uma festa legal. E eu votei nos dois. Tanto na Marta em São Paulo quanto no Lula para presidente. Não consigo ter raiva. Se pudesse, diria a ele: "Lula, pára de ser menino chatinho, que se incomoda com vaia, com comercial de TV e com jogo do Corinthians!" Para a Marta, diria: "Relaxa e goza!"

FOLHA - Que retorno você teve do comercial?
CESENA
- Nêgo me ligou, me mandou e-mail. Foi legal pra caramba. O engraçado foi que assisti ao comercial com a minha mãe e ela disse: "Filho, você tá linda!" [risos] Mas agora entendo a irritação das mulheres quando botam tailleur, salto alto. Usei unha postiça e depois não saía. Cortei e fiquei com elas dois dias, até a cola sair no banho.

CURTO-CIRCUITO

O ESPETÁCULO "SOSLAIO", da Cia. da Mentira, estréia hoje, às 20h, no Sesc Avenida Paulista, no Espaço Décimo Andar.
O ESCRITOR ZUENIR VENTURA participa de debate hoje, às 19h30, no centro cultural b-arco, em Pinheiros, como convidado de Marcelino Freire, à frente da Oficina de Criação Literária.
O FIGA BAR, na rua Amauri, abriga a inauguração do Bombay Lounge, da marca inglesa de gim Bombay Sapphire, às 20h.
MÁRCIA CAMARGOS lança o livro "A Travessia do Albatroz" hoje, às 19h, na livraria Cultura do Conjunto Nacional.
OS ARQUITETOS Maria Fernanda Martini e Sérgio Ortiz inauguram o restaurante Floriano hoje, a partir das 19h, na galeria da Brascan Century, no Itaim Bibi.
A PRODUTORA NA LAJE FILMES lança a campanha "Aids Não Tem Idade Use Camisinha Sempre" hoje, no Loveland.
O GRUPO SEM VINTÉM e Núbia Maciel estréiam show do projeto "Barracão de Zinco", hoje, às 20h, no Vermont Itaim.
O GRUPO PARLAPATÕES apresenta hoje o espetáculo "Prego na Testa", no Senac Lapa Scipião, a partir das 19h.


com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO e DIÓGENES CAMPANHA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: O editor e o engraxate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.