São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O editor e o engraxate

Brasileiro que lustra sapatos em Nova York inspira livro de editor da "Vanity Fair", que deve virar filme com Matt Damon

Gilberto Tadday/Folha Imagem
O carioca Murilo Junior (esq.), conhecido como "Flamenguista", que inspirou o principal personagem de livro do editor Doug Stumpf (dir.), que é lançado nos Estados Unidos nesta semana

SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

Como tantos outros brasileiros em Nova York, Aguilar Benicio trabalha como engraxate para os bacanas de Wall Street. Não numa engraxataria, que ele não é mané. Os brasucas descolados, como Gil, arrumam emprego de engraxate particular para os que Tom Wolfe chamava de "mestres do universo" em seu "A Fogueira das Vaidades".
São os proprietários das corretoras de valores do distrito financeiro de Nova York e seus funcionários, para os quais um dos símbolos de status máximo, maior mesmo que as camisas monogramadas ou as abotoaduras, é ter um engraxate ali, à disposição, ao estalar dos dedos. Sendo bom, a chance de o profissional em questão ser brasileiro é grande.
Sendo ótimo, é provável que você esteja falando de Gil.
"Gil" existe no livro "Confession$ of a Wall Street Shoeshine Boy" (confissões de um garoto engraxate de Wall Street, Harper Collins), que o jornalista Doug Stumpf lança nesta semana nos EUA .
É a história de um engraxate de Santo André (SP) que presencia sem querer um caso de "inside trading", o uso de informação privilegiada para ganho ilegal com ações, e acaba se envolvendo num enrosco com perseguições, falcatruas, sexo, Bahamas e ameaças de morte.
Tudo ficção, certo? Mais ou menos. A Folha reuniu Stumpf e sua "musa inspiradora" para um almoço no Brazil Grill, em Manhattan. "Gil" não é Gil, é o carioca Murilo Junior, da Penha, e prefere ser chamado de Flamenguista. E o caso existiu mesmo. Certo? Mais ou menos.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.