São Paulo, Quarta-feira, 18 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

Cony se candidata a vaga na Academia

da Sucursal do Rio

Depois de recusar convites desde os anos 60, o escritor Carlos Heitor Cony, 73, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha, aceitou ter o nome apresentado para vaga na Academia Brasileira de Letras. A candidatura será formalizada amanhã.
Cony disse que só concordou com a candidatura com a condição de que não fará campanha para seu próprio nome.
"Sou fascinado pelos rituais, adoro o fardão, o chá, os lustres da Academia, mas não tenho a vocação da disputa política", diz, lembrando que é um ex-seminarista que preza o cerimonial das missas em latim.
Autor de mais de 80 livros, Cony recebeu da ABL, em 1996, o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Em 1997, "O Piano e a Orquestra" ganhou o prêmio Nestlé de Literatura para autores consagrados.
A eleição para a vaga de Herberto Sales -morto na última sexta-feira- deve ocorrer em março de 2000. Para ser eleito, um candidato precisa da maioria dos votos dos acadêmicos -atualmente 38.


Texto Anterior: Teatro: "Shopping e Fucking" estréia hoje em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.