São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Não há programa melhor

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Richard Fainsworth tinha 80 anos e câncer na próstata. No dia 6 de outubro do ano passado, matou-se com um tiro de 38 na cabeça. Não aguentava mais a dor da doença.
Foi achado em seu rancho em Lincoln, Novo México, por sua noiva, a comissária de bordo Jewely van Valin, 45.
O ator começou no cinema em 1937, quando abandonou o colégio para ser dublê de um filme de Gary Cooper, "As Aventuras de Marco Polo".
Na época, os produtores precisavam de gente que soubesse andar a cavalo e, principalmente, cair dele.
Essa foi sua profissão pelos 40 anos seguintes, caindo para gente como Montgomery Clift e Roy Rogers, em mais de 300 filmes.
Nos (poucos) intervalos, Fainsworth lutou na Segunda Guerra Mundial, fez participações em programas na TV, competiu no circuito de rodeio norte-americano, casou-se, criou dois filhos.
Até 1978, aos 58 anos, quando então resolveu tentar a vida como ator, no western "Raízes da Ambição", com Henry Fonda.
Seu olhar ingênuo e sua fala mansa e quase inaudível se tornaram marca registrada nos 21 filmes que fez a partir de então.
Já Alvin Straight tinha 73 anos quando amigos em comum lhe disseram que seu irmão mais velho, Lyle, 75, estava com uma doença fatal.
Os dois não se falavam há algumas décadas, depois de uma discussão boba cujo motivo nenhum deles se lembrava mais.
O caçula pegou seu tratorzinho-cortador de grama e foi da cidade de Laurens, no Estado de Iowa, até Mount Zion, em Wisconsin, fazer as pazes. São 916 quilômetros, pouco mais do que a distância entre São Paulo e Vitória, no Espírito Santo.
O encontro desses dois curiosos personagens da vida real (Fainsworth interpretando Straight) e o percurso do último é o tema do filme "The Straight Story", a penúltima e menos lynchiana obra de David Lynch, o esquisito criador de "Twin Peaks", "Veludo Azul" e "O Homem Elefante".
Não moro em São Paulo, mas acho difícil que tenha melhor programa na cidade nesta semana do que assistir a esse filme.


História Real
The Straight Story     
Direção: David Lynch
Produção: EUA, 1999
Com: Richard Fainsworth, Sissy Spacek, Harry Dean Stanton
Quando: amanhã, às 18h50, no Cinearte; dia 23, às 12h, no Cinearte (Festival da Juventude); dia 24, às 21h30, no Cinemark Market Place; dia 25, às 16h15, no Cinearte




Texto Anterior: 25ª Mostra BR de Cinema de São Paulo: Lynch em linha reta
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.