São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Peter Carey é o vencedor do Booker Prize

DA REDAÇÃO

Peter Carey, 57, foi anunciado, na noite de ontem, o vencedor do 33º Booker Prize. É a segunda vez que o australiano alcança o prêmio literário mais importante da Europa, depois do Nobel.
"True History of the Kelly Gang" (Verdadeira História do Bando de Kelly) foi considerado o melhor título de ficção do ano por ser uma "magnífica história do começo da colonização da Austrália, expressada pela voz inesquecível de um homem vilipendiado", como anunciou o presidente do júri, Kenneth Baker.
Concorriam ainda ao prêmio de 21.000 libras (cerca de R$ 82.600), dado a autores de língua inglesa, Andrew Miller ("Oxygen"), Rachel Seiffert ("The Dark Room"), David Mitchell ("number9dream"), Ali Smith ("Hotel World") e Ian McEwan ("Atonement"). Antes de Carey (vencedor em 1988, por "Oscar e Lucinda"), somente o sul-africano J.M. Coetzee ganhara duas vezes o concurso (em 1983 e 1999).


Texto Anterior: Oscar 2002: Sai dia 25 filme brasileiro a tentar indicação
Próximo Texto: Música: Caetano Veloso e Maria Bethânia vão ganhar museu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.