São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 2002

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ERIKA PALOMINO

TUDO DE BOM: É HORA DE OTIMISMO

A palavra é otimismo. Também na moda. Daí a importância da coleção de verão 2003 da Louis Vuitton, que comentei na última coluna e muita gente ficou com vontade de ver as imagens -claro! Além disso, para muitos críticos, como a azeda americana Cathy Horyn, o novo monograma LV é a única coisa realmente nova da temporada francesa. Então hoje me aprofundo nessa história, já que há algum tempo venho pensando em alguns desses temas e, até por isso mesmo, levei um susto quando cheguei ao parque André Citroen, em Paris, para o desfile da Vuitton e vi aquelas familiares formas em gigantescos infláveis ornando o prédio de vidro transparente onde há alguns anos rola o desfile da grife. Lá dentro, a confirmação.
Desde 97, quando o estilista Marc Jacobs entrou para a grife, ele começou um processo de modernização por lá. E depois das colaborações com Stephen Sprouse (que Marc Jacobs resgatou dos 80 para grafitar o lendário couro monograma) e com a ilustradora e agora estilista inglesa Julie Verhoeven (que trouxe o universo da customização para a alta moda), o designer agora aciona o animado artista plástico japonês Takashi Murakami para dar o tom da coleção de verão 2003.
O couro monograma original usa três telas para imprimir, enquanto os novos monogramas multicor e o sensacional monograma "Eye Love" precisam de 33 e 93 telas, respectivamente, tamanha a sofisticação. Todo mundo vai querer ter: é muito contemporânea a estética desse artista, um dos ícones do estilo neopop japonês.
A linguagem superflat, bidimensional, ganha vida nas bolsas e na exposição em cartaz até o dia 27 na Fundação Cartier, em Paris, onde os deliciosos personagens Kaikai e Kiki se divertem num mundo de cores e fantasia (as florzinhas são hype também nos pins à venda na Colette). A mostra segue para Londres, onde fica na Serpentine Gallery até janeiro de 2003. Os monstrinhos são uma espécie de deuses para Murakami, inspirados em Buda e evolução do mangá. Mas não são necessariamente infantis os desenhos do artista; seu mundo é surreal e por vezes sombrio. Como os dias de hoje. Murakami é, ele mesmo, um tipo de guru dos novos valores dos tempos modernos.
Jacobs vem acertando. Sua performance foi considerada espetacular na Louis Vuitton, ajudando o grupo LVMH a atingir US$ 3 bilhões em vendas no terceiro quadrimestre do ano, encerrado em 30 de setembro, 1,7% a mais do que no ano anterior. As vendas da Vuitton em si atingiram US$ 3 bilhões em nove meses, e o bom resultado foi também atribuído ao lançamento da linha de relógios, da linha Louis Vuitton Cup e da nova flagship store em Tóquio.
Os balões migraram semana passada para os jardins de Tuilleries para um editorial de Peter Lindbergh para a "Harper's Bazaar" de janeiro. Murakami é tudo de bom.

O LAGERFELD BRASILEIRO?
Alexandre Herchcovitch ganha ótima resenha no site Style.com (do grupo Condé Nast, que publica a "Vogue" America) sobre seu desfile em Paris. "Alexandre Herchcovitch é uma espécie de Karl Lagerfeld brasileiro, um fashion superstar em seu país de origem, onde o criativo estilista produz nada menos que quatro coleções por estação -sua própria marca, duas linhas de jeans e uma coleção para a marca Cori". E no final: "O domínio de Herchcovitch sobre cores e culturas, e sua irrepreensível energia, certamente são sinais de que suas pequenas ondas vão certamente arrebentar em praias maiores". Aproveitando a boa maré, ele comemora tocando ao lado do fiel amigo Johnny Luxo, no novo Massivo, nesta quinta.

SEMANA JOVEM EM NOVEMBRO
Rola a partir de 2 de novembro a gigantesca programação da segunda Semana Jovem na cidade, que abre na Casa das Caldeiras com o São Paulo Eletrônico, dez horas de festa com a participação dos DJs franceses da Technoparade 2002. Rola também a final do campeonato brasileiro de skate no parque Dom Pedro e um festival punk no Tendal da Lapa (confira a programação no www.erikapalomino.com.br). O projeto termina dia 10/11 com a Parada da Paz, já que a paz é o tema do evento neste ano.

QUEREMOS MAIS ELECTRO
Saiu nova coletânea de electro. Se joga: "Turbo Sessions Volume 3" tem Black Strobe, Mount Sims, Crossover e Scissor Sisters. São dois CDs tudo.

na noite ilustrada...
Hoje o DJ italiano Rino Cerrone toca no Smartbiz Café, às 19h, e na Technova, no Love; Eugenio Lima, Erica Li e Will na noite The Family in tha House, no Mood. Amanhã tem o fotógrafo Ivan Abujamra no Jet Lounge do Ultralounge; Wander A toca na festa de house Colours, no Copan; Soul Slinger e Renato Cohen tocam na Coopamare (r. Galeano de Almeida, 659) a partir das 16h; Liana e Luca estréiam sua noite electro no Xingu; Marcão Morcerf e Pareto tocam na noite Farra!, no Piranha; tem halloween na Level, com Pareto; no Sirena, tem o inglês Phill Thompson e Renato Cohen ; George Actv e Marcio Zanzi no Kat Club, no Mood; Tahyra toca na House of Jive, no clube Piratininga e a banda Monokini toca na Delicious, no Fun House. O grupo superhype Anthony Perkins Cover toca na galeria Vermelho (rua Minas Gerais, 350, Higienópolis) no sábado (dia 19), para lançar seu primeiro EP, "Samba do Mais Fraco". O CD deles está à venda no projeto Ellus 2nd Floor

TEM BERLINIAMSBURG E SÃO BRIXTONIO
O DJ Renato Lopes produziu uma faixa junto com o DJ Haris, croata radicado em Londres. O single (que sai apenas em vinil) tem o divertido nome de "São Brixtonio", uma brincadeira com São Paulo e Brixton, bairro black no sul de Londres, onde a faixa foi produzida. A música sai pelo selo de Haris, o Laus Records, e já está à venda na Techno Records da galeria Ouro Fino, com um remix de Mau Mau no lado B. Pelo selo de Renato, o Smartbiz Trax, acaba de sair em vinil "This Is Test", de Mau Mau com Franco Jr., e "Momimomi", do DJ André Juliani. O álbum pode ser encontrado no Smartbiz Café.


Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha

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