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ERIKA PALOMINO
TUDO DE BOM: É HORA DE OTIMISMO
A palavra é otimismo. Também
na moda. Daí a importância da
coleção de verão 2003 da Louis
Vuitton, que comentei na última
coluna e muita gente ficou com
vontade de ver as imagens -claro! Além disso, para muitos críticos, como a azeda americana
Cathy Horyn, o novo monograma
LV é a única coisa realmente nova
da temporada francesa. Então hoje me aprofundo nessa história, já
que há algum tempo venho pensando em alguns desses temas e,
até por isso mesmo, levei um susto quando cheguei ao parque André Citroen, em Paris, para o desfile da Vuitton e vi aquelas familiares formas em gigantescos infláveis ornando o prédio de vidro
transparente onde há alguns anos
rola o desfile da grife. Lá dentro, a
confirmação.
Desde 97, quando o estilista
Marc Jacobs entrou para a grife,
ele começou um processo de modernização por lá. E depois das
colaborações com Stephen
Sprouse (que Marc Jacobs resgatou dos 80 para grafitar o lendário
couro monograma) e com a ilustradora e agora estilista inglesa Julie Verhoeven (que trouxe o universo da customização para a alta
moda), o designer agora aciona o
animado artista plástico japonês
Takashi Murakami para dar o
tom da coleção de verão 2003.
O couro monograma original
usa três telas para imprimir, enquanto os novos monogramas
multicor e o sensacional monograma "Eye Love" precisam de 33
e 93 telas, respectivamente, tamanha a sofisticação. Todo mundo
vai querer ter: é muito contemporânea a estética desse artista, um
dos ícones do estilo neopop japonês.
A linguagem superflat, bidimensional, ganha vida nas bolsas
e na exposição em cartaz até o dia
27 na Fundação Cartier, em Paris,
onde os deliciosos personagens
Kaikai e Kiki se divertem num
mundo de cores e fantasia (as
florzinhas são hype também nos
pins à venda na Colette). A mostra segue para Londres, onde fica
na Serpentine Gallery até janeiro
de 2003. Os monstrinhos são uma
espécie de deuses para Murakami, inspirados em Buda e evolução do mangá. Mas não são necessariamente infantis os desenhos
do artista; seu mundo é surreal e
por vezes sombrio. Como os dias
de hoje. Murakami é, ele mesmo,
um tipo de guru dos novos valores dos tempos modernos.
Jacobs vem acertando. Sua performance foi considerada espetacular na Louis Vuitton, ajudando
o grupo LVMH a atingir US$ 3 bilhões em vendas no terceiro quadrimestre do ano, encerrado em
30 de setembro, 1,7% a mais do
que no ano anterior. As vendas da
Vuitton em si atingiram US$ 3 bilhões em nove meses, e o bom resultado foi também atribuído ao
lançamento da linha de relógios,
da linha Louis Vuitton Cup e da
nova flagship store em Tóquio.
Os balões migraram semana
passada para os jardins de Tuilleries para um editorial de Peter
Lindbergh para a "Harper's Bazaar" de janeiro. Murakami é tudo de bom.
O LAGERFELD
BRASILEIRO?
Alexandre Herchcovitch ganha
ótima resenha no site Style.com
(do grupo Condé Nast, que publica a "Vogue" America) sobre
seu desfile em Paris. "Alexandre
Herchcovitch é uma espécie de
Karl Lagerfeld brasileiro, um
fashion superstar em seu país
de origem, onde o criativo estilista produz nada menos que
quatro coleções por estação
-sua própria marca, duas linhas de jeans e uma coleção para a marca Cori". E no final: "O
domínio de Herchcovitch sobre
cores e culturas, e sua irrepreensível energia, certamente
são sinais de que suas pequenas
ondas vão certamente arrebentar em praias maiores". Aproveitando a boa maré, ele comemora tocando ao lado do fiel
amigo Johnny Luxo, no novo
Massivo, nesta quinta.
SEMANA JOVEM EM
NOVEMBRO
Rola a partir de 2 de novembro
a gigantesca programação da
segunda Semana Jovem na cidade, que abre na Casa das Caldeiras com o São Paulo Eletrônico, dez horas de festa com a
participação dos DJs franceses
da Technoparade 2002. Rola
também a final do campeonato
brasileiro de skate no parque
Dom Pedro e um festival punk
no Tendal da Lapa (confira a
programação no www.erikapalomino.com.br). O projeto
termina dia 10/11 com a Parada
da Paz, já que a paz é o tema do
evento neste ano.
QUEREMOS MAIS
ELECTRO
Saiu nova coletânea de electro.
Se joga: "Turbo Sessions Volume 3" tem Black Strobe, Mount
Sims, Crossover e Scissor Sisters. São dois CDs tudo.
na noite ilustrada...
Hoje o DJ italiano Rino Cerrone toca no Smartbiz Café, às 19h, e na Technova, no Love; Eugenio Lima, Erica Li e Will na noite The Family in tha House, no Mood. Amanhã tem o fotógrafo Ivan Abujamra no Jet Lounge do Ultralounge; Wander A toca na festa de house Colours, no Copan; Soul Slinger e Renato Cohen tocam na Coopamare (r. Galeano de Almeida, 659) a partir das 16h; Liana e Luca estréiam sua noite electro no Xingu; Marcão Morcerf e Pareto tocam na noite Farra!, no Piranha; tem halloween na Level, com Pareto; no Sirena, tem o inglês Phill Thompson e Renato Cohen ; George Actv e Marcio Zanzi no Kat Club, no Mood; Tahyra toca na House of Jive, no clube Piratininga e a banda Monokini toca na Delicious, no Fun House. O grupo superhype Anthony Perkins Cover toca na galeria Vermelho (rua Minas Gerais, 350, Higienópolis) no sábado (dia 19), para lançar seu primeiro EP, "Samba do Mais Fraco". O CD deles está à venda no projeto Ellus 2nd Floor
TEM BERLINIAMSBURG
E SÃO BRIXTONIO
O DJ Renato Lopes produziu
uma faixa junto com o DJ Haris,
croata radicado em Londres. O
single (que sai apenas em vinil)
tem o divertido nome de "São
Brixtonio", uma brincadeira
com São Paulo e Brixton, bairro
black no sul de Londres, onde a
faixa foi produzida. A música
sai pelo selo de Haris, o Laus
Records, e já está à venda na
Techno Records da galeria Ouro Fino, com um remix de Mau
Mau no lado B. Pelo selo de Renato, o Smartbiz Trax, acaba de
sair em vinil "This Is Test", de
Mau Mau com Franco Jr., e
"Momimomi", do DJ André Juliani. O álbum pode ser encontrado no Smartbiz Café.
Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha
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