São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TVs vão opinar na classificação indicativa

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O governo e o Ministério Público Federal recuaram da ameaça de bombardear as emissoras com ações judiciais e decidiram convidá-las para participar da elaboração do novo manual de classificação indicativa da programação.
Assim, as redes nacionais poderão opinar nos critérios que definem se um filme, desenho animado ou novela é adequado, por exemplo, para as 19h ou 20h.
Será criado nos próximos dias, via portaria do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o Comitê Interinstitucional para Classificação Indicativa de Filmes, Programas Televisivos, Espetáculos Públicos e Jogos Eletrônicos.
O comitê será formado por representantes das cinco maiores redes (Globo, SBT, Record, Band e Rede TV!) e por membros dos ministérios da Cultura, Comunicações, Justiça e Educação, Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, além de ONGs, procuradores e juízes.
Caberá a esse comitê reformar as atuais regras de classificação indicativa para televisão. O manual final, no entanto, caberá ao Ministério da Justiça.
Com a criação do comitê, o governo federal reabre o diálogo com as emissoras de TV, abalado com a proposta de assinatura de um termo de compromisso. Pelo termo, as emissoras se comprometeriam a seguir determinadas regras. Em troca, o Ministério Público Federal deixaria de processá-las por eventuais abusos.

OUTRO CANAL

Mobilização 1
Fátima Bernardes vai apresentar diretamente de Washington parte do "Jornal Nacional" entre os dias 1º e 3 de novembro, dando maior visibilidade ao investimento da Globo na cobertura das eleições presidenciais norte-americanas. William Bonner continuará ancorando o telejornal do Rio de Janeiro.

Mobilização 2
A Globo terá equipes no Texas e nas cidades de Miami, Cleveland e Boston, além de Nova York e Washington.

Tecnologia 1
A Brasil Telecom, operadora de telefonia fixa que atua no Centro-Oeste e no Sul do país, anuncia amanhã o lançamento de serviço em que oferecerá a seus assinantes de banda larga conteúdo da programadora Claxson (canais Playboy, Venus, Infinito), além do Fox Sports Latin America.

Tecnologia 2
Inicialmente, o serviço (chamado "video on demand") estará disponível apenas em microcomputadores. Mas, já no primeiro semestre de 2005, será possível, com a compra de um decodificador, acessar o material, distribuído pela internet, em aparelhos de TV, com alta definição.

Atração
O canal pago A&E Mundo vai exibir a partir de 15 de novembro a premiada minissérie "Band of Brothers", co-produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg. A atração já passou na HBO.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.