São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Cantora e compositora norte-americana abrirá projeto "Divas do Jazz", em SP e RJ; Diana Krall vem em janeiro

Norah Jones, 25, se apresenta no Brasil em dezembro

DA REDAÇÃO

O jazz para as massas chega ao Brasil. A cantora e compositora norte-americana Norah Jones, 25, uma das maiores vendedoras de discos do gênero, se apresentará pela primeira vez no país.
Em São Paulo, ela toca na Via Funchal dia 8 de dezembro; no Rio de Janeiro, dia 13 do mesmo mês. Há a possibilidade de mais duas datas em São Paulo.
A apresentação vai dar início ao "Divas do Jazz", projeto que trará ainda a cantora e pianista canadense Diana Krall, 39, em janeiro de 2005. A organização do projeto tem planos de ligar esses shows às comemorações do aniversário de São Paulo (25 de janeiro).
Os ingressos para o show de Norah Jones já estão à venda na Via Funchal (r. Funchal, 65, Vila Olímpia, SP, tel. 0/xx/11/3038-6698) e variam entre R$ 100 e R$ 380. A casa, que tem capacidade para 3.076 pessoas, não informou quantos ingressos serão colocados à venda.
Jones, filha do músico Ravi Shankar, é um dos maiores fenômenos recentes do jazz. Vendeu no mundo todo mais de 18 milhões de cópias de seu álbum de estréia, "Come Away with Me" (2002). Por esse disco, a cantora recebeu cinco prêmios Grammy em 2003.
Tamanha popularidade deve-se ao fato de a cantora agregar ao jazz outros estilos, como folk, country e pop. Em abril passado, ela lançou seu segundo álbum, "Feels like Home", que vendeu 1 milhão de cópias já na primeira semana nas lojas.
"Ela vende muitos discos porque não é alvo da pirataria. Seu público é de uma classe alta, com bom poder aquisitivo, que não compra CDs pirateados ou não baixa suas músicas pela internet", afirma seu empresário na América do Sul, Guilherme Malbran, responsável pela vinda das cantoras para o "Divas do Jazz".
Malbran diz que Jones, atualmente em excursão pelos Estados Unidos, fará um show especial no Brasil, incluindo músicas de seus dois álbuns -na sua turnê, a ênfase é no disco mais recente.
"O Brasil é um lugar que eu morro de vontade de conhecer e quero fazer isso com tempo livre para ficar alguns dias de folga", afirmou Norah Jones à Folha em entrevista em fevereiro passado, quando a vinda ao país não estava confirmada. Na mesma ocasião, disse ser fã de Elis Regina.
Já Diana Krall vem pela terceira vez ao Brasil (tocou aqui em 1997 e 2000), desta vez para divulgar seu mais recente disco, "The Girl in the Other Room".
Ali, ela reinterpreta canções de Joni Mitchell ("Black Crow") e Tom Waits ("Temptation") e faz parcerias com seu marido, o cantor e compositor Elvis Costello, revelado no rock com a chamada new wave do final dos anos 70.


Texto Anterior: O adeus
Próximo Texto: Relíquias: Mostra resgata símbolos da rebelião punk
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.