São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

32ª MOSTRA DE SP

DVDs mostram veia cômica pouco conhecida do diretor

COLUNISTA DA FOLHA

Uma vertente do cinema de Bergman que ficou de fora da 32ª Mostra de São Paulo foi a comédia. Por sorte, algumas delas estão sendo lançadas em DVD pela Versátil (R$ 45, em média, cada um), ao lado de obras mais célebres do diretor, como "Persona" e "Sonata de Outono".
A veia cômica de Bergman pode se expressar na forma da comédia romântica, como em "Uma Lição de Amor" (1954), ou na da alegoria, em "O Olho do Diabo" (1960), ambos recém-lançados em DVD.
No primeiro, a história de um casal que experimenta várias formas de relacionamento para manter a paixão e o desejo é narrada de forma não-linear. O tema e o humor lembram as comédias de casal de Lubitsch e Hawks, com mais despudor.
A virgindade é o mote do delicioso "O Olho do Diabo", construído quase como um auto medieval. Um dia, o Diabo acorda no inferno com um terçol. Diz a lenda que isso ocorre quando surge na Terra uma mulher casta. Descobre-se que ela (Bibi Andersson) está prestes a se casar virgem. Para desvirtuá-la, o Diabo manda de volta ao mundo Don Juan.
Além das comédias, um Bergman pouco conhecido que chega ao DVD é o estranho "O Rito" (1969), quase uma peça de teatro do absurdo sobre um grupo de atores processados por atentado ao pudor. Mais informações e classificações indicativas em www.dvdversatil.com.br.
(JGC)



Texto Anterior: Análise: Retrospectiva lembra faces de Bergman
Próximo Texto: Crítica/"Katyn": Wajda filma drama robusto sobre guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.