São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS

Grass lança 2ª parte de autobiografia

DO ENVIADO A FRANKFURT

Nobel de Literatura de 1999, o escritor alemão Günter Grass foi a estrela de ontem pela manhã do "sofá azul", principal ponto de encontro entre convidados e visitantes da Feira de Frankfurt. Grass, que festejou seu aniversário de 81 anos, falou sobre os problemas da economia mundial, criticando o "conto" do neoliberalismo, em que o Estado tem de intervir para salvar os bancos.
O escritor afirmou ainda que a atual crise não serviria de matéria-prima para sua ficção, ainda que possa aparecer na "periferia" de um de seus romances.
Grass também falou de "Die Box" (a câmera), segunda parte de sua autobiografia, que cobre a vida do escritor do fim dos anos 50 até meados da década de 90, quando foi lançado seu romance "Um Campo Vasto".
Grass ressaltou que se trata mais de uma história de família do que uma biografia clássica. Em 2006, sua autobiografia "Nas Peles da Cebola" gerou grande polêmica ao revelar o envolvimento de Grass com a Waffen-SS, braço combatente da Alemanha nazista.

Anselm Kiefer
Amanhã, o alemão Anselm Kiefer recebe o Prêmio da Paz, galardão da câmara alemã de comércio livreiro, já concedido a nomes como Susan Sontag e Orhan Pamuk. É o primeiro artista plástico a receber o prêmio. (ES)



Texto Anterior: Livros: Cautelosos, brasileiros vão às compras em Frankfurt
Próximo Texto: Vitrine
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.