São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O pessoal mais antigo diz que não é forró", conta produtor

DA REPORTAGEM LOCAL

O Aviões do Forró é uma das bandas mais conhecidas do chamado forró moderno (ou eletrônico), gênero popularizado no início dos anos 1990 pela banda Mastruz com Leite.
Até então, o chamado forró tradicional tinha como alicerces quatro instrumentos: sanfona, triângulo, zabumba e pandeiro. O Mastruz com Leite incorporou ao forró, então, baixo, teclado e guitarra. Rapidamente o grupo cresceu, graças a apresentações em que chegavam a tocar por quatro horas.
"Estudamos o fenômeno do forró", conta Savyo Maia, produtor do Aviões do Forró. "O pessoal mais antigo diz que não é forró porque nós incorporamos vários instrumentos, como naipe de metais, e fizemos arranjos mais elaborados."
Dentro do forró moderno, há alguns subgêneros -calculadamente, a A3 monta uma banda por subgênero.
Para a empresa, o Aviões do Forró é a banda que passeia por diversos subgêneros, do vaneirão (típico do Sul do Brasil) ao romântico; o Forró do Muído é forró universitário, voltado para o público jovem; o Solteirões do Forró, para música de raiz.
O Forró do Muído, por exemplo, é dono de canções como "Vai Coleguinha, Vai Coleguinha", "Você Vacilou" e o hit "Mente Tão Bem" -esta última já visualizada mais de 1,5 milhão de vezes no YouTube.

Ao vivo
Os discos lançados por essas bandas geralmente são produzidos a partir de apresentações ao vivo.
"O público prefere a vibração do show ao vivo. Gravamos nas apresentações e nem corrigimos os erros", afirma Maia.
Além dos vocalistas Xandy Avião e Solange Almeida, um dos destaques do Aviões do Forró é o baterista Dario "Riquelme" Pedro. Ele criou um tipo de batida quebrada, não linear, que colocou nos arranjos das músicas da banda.
(TN)


Texto Anterior: Sócios são donos de grupos, rádios e casas de shows
Próximo Texto: Aos 92, musa do Pink Floyd derrota os Beatles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.