São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vinheta-denúncia do artista para "Simpsons" gera crise

DE NOVA YORK

Foi depois de assistir a "Exit through the Gift Shop" que Al Jean, produtor-executivo de "Os Simpsons", pensou em convidar Banksy para assinar a tradicional vinheta que abre a série.
O grafiteiro aceitou a proposta, mas sua marca transgressora deu trabalho ao estúdio Fox. Banksy retratou os bastidores da animação, feita por tristes asiáticos -inclusive uma criança-, em meio a ossadas e ratos.
Gatos são triturados para virar recheio de bonecos com a cara de Bart.
A macabra abertura, exibida nos EUA no último dia 10, teria sido inspirada no fato de o programa usar mão de obra sul-coreana.
De acordo com a BBC, Banksy afirmou que o seu "storyboard" gerou atrasos, disputas na emissora e uma ameaça de demissão do departamento de animação.
Ao "New York Times", Al Jean disse que "todos os programas são submetidos aos padrões de exibição e eles [da Fox] tinham algumas [mudanças] com as quais concordei, em nome do bom gosto". "Mas 95% é exatamente do jeito que ele [Bansky] queria", garante. O que foi cortado, diz Jean, era "até um pouco mais triste".
Sobre as acusações de maus-tratos a animais e a funcionários, o produtor diz que "nenhuma das coisas que ele descreve é verdade".
Ele afirmou que "essa declaração deveria ser evidente", mas iria "enfatizá-la".
(CRISTINA FIBE)


Texto Anterior: Mostra de SP: Pacotes de ingressos já estão à venda
Próximo Texto: Crítica/Artes Plásticas: Mostra desafia a percepção dos visitantes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.