São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

Argentino retrata a militância com humor

Roteirista de filmes de Pablo Trapero estreia na direção com "O Estudante", que o Festival do Rio exibe hoje

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES

Na semana em que os argentinos se preparam para votar para presidente, os brasileiros podem conhecer o ambiente polarizado que o país vive em "O Estudante", que o Festival do Rio exibe hoje e amanhã.
Não há referências diretas à provável reeleição de Cristina Kirchner. Ainda assim, o filme traz um retrato ácido e bem-humorado de como são os bastidores das disputas políticas no ambiente universitário -que constituem uma amostra do que acontece em escala nacional.
Roque (Esteban Lamothe) é um jovem do interior que acaba de chegar à Universidade de Buenos Aires.
Mais interessado nas conquistas sexuais do que nos estudos, o jovem se vê metido na militância estudantil quando se interessa por uma professora.
Paula (Romina Paula) integra o grupo que almeja conquistar a reitoria, liderado por Alberto Acevedo (Ricardo Felix), professor veterano que inicia Roque no jogo político.
Sedutor e impulsivo, o rapaz acaba virando o braço direito do mestre, que lhe confia as negociações mais complicadas.
Trata-se do primeiro filme de Santiago Mitre, que assinou roteiros para Pablo Trapero ("Leonera", "Abutres").
Os diálogos são inteligentes, rápidos e atuais: exploram com humor o glossário e as frases feitas utilizados pela militância dos anos 1970 -quando a Argentina viveu uma brutal ditadura.
Como a linguagem foi reavivada pelo governo Kirchner e está muito presente nos noticiários e debates públicos, as pessoas identificam rapidamente o jogo do diretor.
A estratégia, que poderia fazer com que o filme tivesse interesse apenas local, funciona, porque o fundo moral da discussão é captado mesmo por quem não conhece a Argentina desses dias.
E quem frequentou uma faculdade da área de humanas, mesmo no Brasil, certamente sentirá certa nostalgia...
Realizado de modo independente, "O Estudante" foi incensado pela crítica, apadrinhado por Juan José Campanella (de "O Segredo dos Seus Olhos") e virou um fenômeno cult, lotando as duas salas em que está em cartaz em Buenos Aires com semanas de antecedência.

O ESTUDANTE
DIREÇÃO Santiago Mitre
PRODUÇÃO Argentina, 2011
COM Ricardo Felix, Romina Paula, Esteban Lamothe
QUANDO hoje, às 16h e às 20h, no Cine Glória; e amanhã, às 12h e às 18h, no Estação Sesc Botafogo
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: Raio-X: Lewis Trondheim
Próximo Texto: Rio apresenta estreia de Jungle em longas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.