São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

PAULO SANTOS LIMA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Último Duelo
Record, 10h15.
(The Cimarron Kid). EUA, 1951, 84 min. Direção: Budd Boetticher. Com Audie Murphy, Beverly Tyler. Cimarron Kid é o bandido que reincide no crime. Pelo que Boetticher faria mais tarde, é quase indispensável. Mas cuidado. A emissora divulgou duração de 79 minutos, o que significa a sessão "editada" pelos pastores.

Operação Crossbow
Bandeirantes, 13h30.
(Code Name: Operation Crossbow - The Great Spy Mission). EUA, 1965, 105 min. Direção: Michael Anderson. Com Sophia Loren, George Peppard, Trevor Howard. Agente norte-americano vai à Alemanha localizar fábrica de mísseis V-1, durante a Segunda Guerra. Pior é quando a mulher do colaborador nazista (Sophia Loren) tenta encontrar o marido desaparecido. Bom filme de aventura de guerra.

The Endless Summer 2 - Alegrias de Verão
SBT, 14h.
(The Endless Summer 2). EUA, 1994, 108 min. Direção: Bruce Brown. Com Robert Wingnut Weaver, Patrick O'Connell. Mistura de documentário e ficção, cuja primeira versão, de 1966, é merecidamente cultuadíssima. Aqui, dois surfistas atravessam o mundo em busca de grandes ondas.

As Aventuras do Barão de Munchausen
Bandeirantes, 15h30.
(The Adventures of Baron Munchausen). EUA, 1989, 126 min. Direção: Terry Gilliam. Com John Neville, Eric Idle, Sarah Polley, Oliver Reed. No século 18, o Barão de Munchausen aparece em cidade sitiada pelos turcos e promete salvá-la. Gilliam às vezes acerta, mas aqui mostra para o que veio: para impor o rococó no cinema.

Efeito Blackout
SBT, 16h.
(Blackout Effect). EUA, 1997. Direção: Jeff Bleckner. Com Eric Stoltz, Charles Martin Smith. Uma pane ocasiona desastre aéreo. O operador responsável é um homem insatisfeito com o trabalho. O que ele faz para provar sua inocência? Foge.

Um Sonho sem Limites
Bandeirantes, 20h.
(To Die For). EUA, 1995, 104 min. Direção: Gus Van Sant. Com Nicole Kidman, Matt Dillon, Casey Affleck. Kidman é a "garota do tempo" em uma pequena estação de TV. Mas tem ambição bastante para fazer chover quando bem entende. Van Sant de primeira.

Atos de Guerra
Record, 22h45.
  (Acts of War). EUA, 1988, 90 min. Direção: Robert Lee. Com Jack Scalia, Ingrid Torrance. Numa fictícia república soviética, renegados tomam um silo nuclear e armam um míssil, acionável ao menor toque. Um herói americano tentará salvar o mundo.

Riacho de Sangue
Cultura, 23h.
Brasil, 1966. Direção: Fernando de Barros. Com Alberto Ruschel, Maurício do Vale, Gilda Medeiros. Camponeses oprimidos pelos coronéis apelam ao misticismo e, depois, à luta. Lembrar o grandioso "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber, só faz piorar esse filme de Fernando de Barros. O que salva um pouco a falta de ousadia e originalidade da história é a presença de Maurício do Vale.

Festim do Inferno
Bandeirantes, 0h.
(Flesh Eating Mothers). EUA, 1988, 90 min. Direção: James Aviles Martin. Com Robert Lee Oliver, Donatella Hecht. Vírus infecta mulheres, transformando-as em canibais. Na fome, comem marido, crianças e gatos.

Emmanuelle - Fantasias Secretas
Bandeirantes, 2h.
  (Emmanuelle: Concealed Fantasy). França, 1996, 95 min. Direção: Kevin Aber. Com Krista Allen, Reginal Cheralier. Emmanuelle mostra as maravilhas do amor para amigos espaciais, que visitam a Terra e se dão bem.

Um Homem Mais Que Desejado
SBT, 4h.
(The Most Desired Man). Alemanha, 1995, 90 min. Direção: Sonke Wortmann. Com Til Schweiger, Katja Riemann, Joachim Krol. Após ser expulso de casa pela mulher, homem não encontra amparo entre as ex-namoradas, e o que lhe resta é o apoio de um casal gay. Comédia alemã não costuma ser das coisas mais engraçadas.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Cinema belo até na traição e no desprezo
À parte a baixíssima qualidade fílmica, "Rambo 2 - A Missão" (TNT, 20h) diz muito sobre o sistema que descarta um homem que um dia lhe fora útil. No caso, um veterano de guerra marginalizado, cooptado vez e outra para serviços especiais -um pretexto para uma continuação do clássico "Rambo".
É uma qualidade nobre do cinema, essa de lançar a partir de filmes ruins idéias pertinentes sobre a natureza humana.
A mesma natureza que faz do ato da traição uma rotina, como a que acompanha os personagens de "Os Matadores" (Canal Brasil, 21h). O irônico nessa bela obra é que os assassinos, apesar de se apoiarem na desconfiança, são pegos por aquilo que a traição tem de mais certo e brutal: o inesperado. (PSL)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Sutileza
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Sinistro da Justiça proíbe a Chapeuzinho Vermelho!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.