São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

Precursor da nouvelle vague

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Bob, o Jogador" (Telecine Classic, 22h) inaugura o ciclo dedicado a Jean-Pierre Melville, com uma intriga em torno de um homem falido e disposto a aplicar um golpe em um cassino.
Em Melville, o fim justifica os meios. Não é tanto o resultado que importa, quanto o jogo que se instaura na sua busca. Ou o mais correto será dizer que o fim e os meios se igualam.
Para um cineasta francês, o que impressiona é a tocada à americana -ágil, elegante, fundada no acontecer e nas coisas- que se verá não só neste como nos filmes do ciclo (que se ressente da ausência de "O Samurai").
Ao mesmo tempo, "Bob" é um filme irrepreensivelmente francês, e não se pode imaginar seus personagens em outro país. Ou seja: "Bob" é um digno precursor da nouvelle vague.

FILMES

Fuga para a Montanha Enfeitiçada
SBT, 14h15.
(Escape to Witch Mountain). EUA, 1994, 90 min. Direção: Peter Roder. Com Robert Vaughn, Elisabeth Moss. Irmãos gêmeos, separados ao nascer, reencontram-se nove anos depois, num orfanato, e descobrem ter poderes mágicos. Poderes de que um ricaço quer se aproveitar para encontrar metais preciosos. Não vai longe.

Construindo uma Carreira
Globo, 15h55.
(Career Opportunities). EUA, 1991, 83 min. Direção: Bryan Gordon. Com Frank Whaley, Jennifer Connelly. Garota rica fica presa numa loja e acaba se entendendo com o faxineiro do local, famoso por suas mentiras. A noite não acabará em conversa. Inédito.

A Primeira Filha
Globo, 22h.
(First Daughter). EUA, 1999. Direção: Armand Mastroianni. Com Mariel Hemingway, Doug Savant. Após salvar, com métodos heterodoxos, o presidente de um atentado, a agente Mariel é punida pelos superiores. Em troca, ganha do presidente a missão de proteger sua filha. Problema: terroristas sequestram a garota. Não vai longe. Inédito.

Vai Trabalhar Vagabundo 2
Bandeirantes, 22h
Brasil, 1993, 105 min. Direção: Hugo Carvana. Com Hugo Carvana, Marcos Palmeira, Andréa Beltrão. Exilado em Acapulco, o malandro Dino (Carvana) arma para voltar a seu amado Rio. O primeiro filme foi um achado notável. O segundo é bem menos inspirado e, sobretudo, sofre por ter sido feito num momento de terríveis dificuldades para os filmes brasileiros.

Intercine
Globo, 1h55
Para começar a semana, pode-se optar entre dois dramas: "Adeus às Armas" (1957, de Charles Vidor, com Rock Hudson, Jennifer Jones) e "A Caldeira do Diabo" (1957, de Mark Robson, com Lana Turner, Hope Lange). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; para votar no segundo é 0800.70.9012 (o que vale em todas as sessões, de seg. a sex.). (INÁCIO ARAUJO)




Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.