São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA

A "Coleção Pascual Gutiérrez Roldán", com nomes da arte mexicana do século 20, é um dos destaques da mostra

NovoMuseu abre dia 22 com sete mostras

DO ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

A abertura do NovoMuseu acontecerá no próximo dia 22 com sete exposições, e os temas passam pela arte brasileira e mexicana, design e arquitetura.
No espaço serão mostradas: "Coleção Pascual Gutiérrez Roldán", mostra "Matéria-Prima", "Arte Paranaense", mostra "Niemeyer" (três painéis com fotografias, dois esboços e três maquetes), "Uma História do Sentar", "Exposição Urbanística de Curitiba" e, ainda, o "Pátio das Esculturas" -o jardim interno do museu ocupado por algumas criações.
Com curadoria de Enrique Franco Calvo, a coleção Gutiérrez é um dos destaques; propriedade de um colecionador, morto em 1979, aos 76 anos, conta com obras de Diego Rivera e Clemente Orozco, entre vários nomes da arte mexicana da primeira metade do século 20.
Do acervo de 400 peças, 133 serão mostradas em Curitiba, e algumas delas nunca foram exibidas publicamente nem mesmo no México.
Quanto aos brasileiros, eles estão na "Matéria-Prima", com curadoria de Agnaldo Farias e Lisette Lagnado. "No início", fala Lagnado, "havia dois projetos, mas decidimos então por uma fusão, ao perceber as afinidades no que pretendíamos fazer".
Serão então cerca de 200 obras, criadas por cem artistas -entre eles Marepe, Artur Barrio, Tunga e Arthur Omar-, que se dividirão em núcleos, segundo o material utilizado.
Quanto a "Uma História do Sentar", ela conta com 150 peças, e a intenção da curadora, Adélia Borges, é montar um perfil do design de cadeiras no Brasil; uma trajetória que se inicia em 1910 e chega até as mais recentes criações de Fernando e Humberto Campana. (MARCELO REZENDE)

Texto Anterior: O anti-Guggenheim
Próximo Texto: "Deve causar grande surpresa", diz Niemeyer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.