São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Soul Deep" revela alma da música negra

DA REPORTAGEM LOCAL

A memória da música negra americana vai ganhar um espaço nobre no canal Film&Arts, a partir das 22h de hoje. A série "Soul Deep", da BBC, começa a ser exibida e vira um excelente convite para mergulhar num dos mais ricos universos pop.
Fartamente recheado com imagens de época e depoimentos recentes, o primeiro episódio, "O Nascimento do Soul", já dá uma boa idéia do que há de vir. Um espetáculo didático e inspirador.
Não há grandes inovações na forma de contar, é verdade. Tudo começa nos anos 30, contextualizando o momento que os afro-americanos viviam: segregados, divertindo-se com intensidade, mas sob extremas restrições.
E aí surge a figura de Ray Charles, com aquela história que ficou bastante conhecida após o sucesso cinematográfico de "Ray". O garoto cego, apaixonado por piano, que batalha por um lugar na música negra até inventar algo extremamente único dentro do rhythm'n'blues -que chegou a ser catalogado como "race music" (música de raça)-, cuja raiz se acha no saxofonista Louis Jordan e seus Tympany Five.
O documentário traz declarações deliciosas de Ray Charles sobre o impacto dessa música em sua vida. Aliás, uma das características dos artistas desse momento é que jamais falam da música como algo distante, jamais lançam um olhar "científico".
Essa paixão que se revela em cada depoimento de um James Brown ou de uma Etta James é o que torna a série ainda mais interessante. Uma pena que aquele velho problema de legendagem preguiçosa atrapalhe um pouco.
Ao falar da espetacular "Miss Rhythm" Ruthie Brown, Etta James afirma, claramente, que a cantora queria em sua performance "algo de Carmen Miranda". E o telespectador lê apenas "algo de bailarina", só para citar o exemplo mais gritante.
Um pouco mais de capricho não faria mal a uma série tão bem executada. Mas ainda vale ver. (MÁRVIO DOS ANJOS)

Soul Deep
Quando:
hoje, às 22h, no Film&Arts


Texto Anterior: Documentário investiga as memórias de Peter Berlin
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: O alfinete de ouro de Jocasta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.