São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte

Curta mostra saltos do intrépido "Sabiá"

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde a primeira queda livre, aos 15 anos, o pára-quedista brasileiro Luiz Tapajós, o "Sabiá", acumula mais de 10 mil saltos de antenas, pontes, penhascos e prédios de 19 países.
Um dos precursores da modalidade conhecida como "base jumping", ele registra, no curta "3,2,1... Fui!", três de suas mais recentes aventuras: assistido por uma turma de aprendizes, salta do Pão de Açúcar e do Corcovado, no Rio, e do Dedo de Deus, em Teresópolis, região serrana fluminense. O canal ESPN Brasil exibe o filme hoje, às 11h30.
Dos três cartões postais, o que oferece mais dificuldades à equipe é o Pão de Açúcar. A primeira tentativa de pular dali é comprometida pelo vento. "Base jumping não é para qualquer dia, hora ou lugar", pontifica um Sabiá sorumbático. Mas, no segundo esforço, uma serelepe batida drum"n'bass ao fundo logo entrega que o salto foi bem-sucedido.
O desafio derradeiro tem o Dedo de Deus como cenário: a idéia é estrear o wingsuit, espécie de uniforme que confere ao saltador a aparência de um morcego e possibilita um tempo maior de queda livre.
Sem grandes pretensões narrativas, o curta vale pelas belas imagens aéreas do Rio de Janeiro. Dá até para perdoar o excesso de "caraca", "irado" e "casca grossa" que são proferidos no programa.


3,2,1... FUI
Quando:
hoje, às 11h30
Onde: ESPN Brasil


Texto Anterior: Rodrigo Braga mostra insatisfação existencial em exposição
Próximo Texto: Crítica/música/dança: Música de Mehmari nos corpos do Cisne Negro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.