São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Receita ganha novos sabores e outros recheios

DE SÃO PAULO

Não é somente no mercado brasileiro que o panetone é adaptado a novos sabores.
O escritor italiano Stanislao Porzio, autor de "Il Panettone" (o panetone), sobre a história do bolo natalino, revela que os próprios criadores da receita são favoráveis a subversões. "Os milaneses adoram o original, com uvas-passas e laranjas cristalizadas, mas lá há outras versões. Há confeiteiros com muita imaginação."
As gotas de chocolates são, como aqui, uma adaptação comum. Figos secos, marrom-glacê e diferentes nozes e frutas cristalizadas também incrementam tanto os produtos mais artesanais quanto aqueles vendidos em escala industrial.
"Na Itália, temos ainda o "panettone gastronomico", um pão salgado, em formato de panetone, que é cortado em fatias para montar sanduíches. Coloca-se de tudo dentro dele: salmão, salame, presunto", conta Porzio.
"Mas o Brasil vai muito além", ressalta o chef Sauro Scarabotta. Ele, no entanto, não é totalmente contrário à oferta variada. "Usa-se o nome conhecido para ajudar o cliente a entender do que se trata, mas, se respeitar o mesmo processo de preparo e fermentação, por que não?", afirma.(JZ)


Texto Anterior: Panetone em teste
Próximo Texto: Nina Horta: Os livros da infância
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.