São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Mesa para Dois" enfoca temas cotidianos

Criada pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, nova HQ tem personagens comuns e problemas do dia-a-dia

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"O cara e a garota terminam juntos?" Esta é uma questão freqüente quando o assunto é um filme ou um livro de amor.
E é uma das perguntas que a garçonete Julia faz ao escritor Milo em "10 Pãezinhos - Mesa Para Dois", história em quadrinhos criada pelos irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá e lançada neste mês.
"Mesa Para Dois" soa como uma crônica em quadrinhos, uma história comum, com personagens cotidianos. Não há mocinho ou bandido, mas uma garota que trabalha em um restaurante e as pessoas ao seu redor. Trata-se de uma história sobre o dia-a-dia.
Milo, um escritor veterano, está com problema na composição dos personagens e não consegue terminar seu romance. Por isso, coloca um anúncio no jornal: "procura-se assistente". Julia, a garçonete, aparece e descobre que o que ele procura é apenas alguém para conversar por algumas horas.
E é assim que ela se torna a protagonista da história: a garota bonita e simpática, que acha que não tem nada demais em sua vida, mas que não percebe que há, bem perto dela, coisas tão importantes quanto alguém apaixonado.
Milo pode parecer um tanto excêntrico -não é qualquer um que paga para ter com quem conversar. Mas, mais do que tudo, ele é um observador, uma pessoa que presta atenção nos detalhes. É deles que ele pretende extrair o que falta para concluir seu livro.

Temas contemporâneos
Moon e Bá trabalham com quadrinhos há anos, tendo despontado com o fanzine "10 Pãezinhos". São contadores de histórias que usam desenhos para narrar dúvidas, aventuras, inquietações e amor. E, tal qual Milo, são bons observadores.
Às vezes usam fábulas em suas HQs, às vezes um universo mais próximo do leitor, como neste caso.
E lá estão a garota simpática, o cara tímido, pessoas solitárias, a falta de comunicação: elementos presentes em tempos contemporâneos. Há espaço para duas homenagens: um personagem chamado senhor Monteiro, que é a cara de Monteiro Lobato, e Milo, inspirado no quadrinista e também escritor Lourenço Mutarelli, autor de "O Cheiro do Ralo".
A sorte está lançada: a moça, o rapaz e uma cidade grande com problemas urbanos normais, como ônibus quebrado, lotação apertada e blecaute. Se o cara e a garota terminam juntos? Faça como a Julia e pergunte ao escritor Milo. Talvez ele conte.


10 PÃEZINHOS - MESA PARA DOIS
Autor:
Fábio Moon e Gabriel Bá
Editora: Devir
Quanto: R$ 15, em média (56 págs.)


Texto Anterior: Crítica: Truffaut mostra ambigüidade conjugal em filme
Próximo Texto: Nelson Ascher: A nova mão invisível
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.