São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cantora lidera pacote de novidades

Rolling Stones, Nirvana e The Who estão entre as bandas pop que têm apresentações lançadas em DVD

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma voz que remete às grandes cantoras norte-americanas dos anos 60/70, a soul music resgatada com um saudável tempero pop, canções que ilustram situações cotidianas e dores-de-cotovelo. São características que pertencem ao disco "Back to Black", o segundo de Amy Winehouse, e que estão visíveis no show que gerou "I Told You I Was Trouble".
O show que virou DVD aconteceu em abril deste ano no Shepherd's Bush Empire, em Londres. Winehouse inicia a apresentação sóbria, mas os vários copos de bebida à sua volta, no chão, vão sendo esvaziados à medida que passam canções como "Rehab", "Tears Dry On Their Own", "Love Is a Losing Game" e "Wake Up Alone".
No bis, claramente vemos que o álcool está fazendo efeito, e Winehouse já tropeça nas palavras. Mas estamos no final, e o show transcorreu perfeitamente, despindo, por baixo de todos os escândalos e bebedeiras, uma cantora singular.
Reflexo da constante queda da venda de CDs, "I Told You I Was Trouble" chega ao Brasil acompanhado por uma série de outros lançamentos em DVD.
Hoje banalizado, o formato "Acústico" promovido pela MTV foi responsável por alguns shows que ficaram na memória. Um deles foi a apresentação do Nirvana em 18 de novembro de 1993, em Nova York.
Lançado em CD, esse momento da banda chegou apenas agora ao DVD. E fica fácil entender, em retrospectiva, como o Nirvana era um caso à parte na música pop. Enquanto muitas bandas aproveitam o formato "Acústico" para rememorar grandes sucessos, Kurt Cobain tocou apenas um hit na ocasião: "Come As You Are".
Das 14 faixas, seis são covers -três deles da então desconhecida banda Meat Puppets. E diferentemente de outros lançamentos da série "Acústico", o Nirvana não regravou nenhuma canção -todas foram tocadas apenas uma vez, sem remendo ou acabamento.
Como extras, o DVD traz algumas entrevistas e "takes" de um rápido ensaio -mas é o show em si o que interessa e que vinha sendo esperado pelos fãs da banda.

Stones em Copa
Nesse "pacotão", muitos são dedicados a artistas clássicos do rock, como The Who, Jimi Hendrix e Elton John. O grande atrativo talvez seja "The Biggest Bang", um mastodôntico DVD quádruplo que cobre a última turnê mundial dos Rolling Stones.
O material inclui o show gratuito que o grupo fez na praia de Copacabana, em fevereiro do ano passado, para cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Os Stones desafiam qualquer crítica racional sobre a longevidade de uma banda de rock. Tudo o que fazem é acompanhado do prefixo "mega". Megashows, megacachês, megalançamentos... Nesse sentido, "The Biggest Bang" acompanha a banda ao vivo numa volta ao mundo: Brasil, Estados Unidos, Japão, China, Argentina.
E há ainda um documentário com entrevistas e bastidores da turnê. Nada de muito polêmico ou de novidades, mas com momentos que ajudam a entender um pouquinho como ainda funcionam as engrenagens dos Rolling Stones.
Mais incisivo é "Amazing Journey", sobre o The Who. Hoje uma dupla (Roger Daltrey e Pete Townshend), o DVD volta no tempo e fala também do baterista Keith Moon e do baixista John Entwistle.
O formato (entrevistas + imagens de arquivo e de shows recentes) é quadrado, mas vale pela contextualização histórica do The Who e por tocar em pontos polêmicos, como a acusação de pedofilia que recaiu sobre Townshend.
(THIAGO NEY)


Texto Anterior: Amy Winehouse aparece a todo vapor em DVD
Próximo Texto: Astros usam a rede para apoiar greve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.