São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Essência do recurso é não interpretar

DA REPORTAGEM LOCAL

A audiodescrição é uma técnica nova no Brasil. O grupo responsável pelo roteiro de "Ensaio" é o Midiace (Associação Mídia Acessível), formado por acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais, da Federal da Bahia e da Estadual do Ceará.
Eliana Franco, que trabalha com o tema desde 2004, é uma das responsáveis pelo texto final, ao lado de suas alunas Iris Fortunato e Avany Lima. "A regra número um é jamais interpretar, antecipar ou resumir. É preciso manter o suspense natural."
Na sessão que a Folha assistiu com os deficientes, as reações não foram diferentes das de qualquer público. As cenas de violência e sexo foram perfeitamente compreendidas.
Já algumas passagens que dizem respeito ao dia-a-dia dos cegos fizeram com que rissem muito, como as de trombadas e escorregões, pois, como explicaram, é algo que acontece muito com eles.
Também acharam engraçada a cena em que um dos personagens propõe uma votação, em que teriam de "levantar as mãos". "Eram todos cegos amadores", diverte-se Antonio Carlos Grandi.
(SC)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica/show: Elton John volta retrô e protocolar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.