São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Carnaval

Cultura conta história do bloco "Suvaco"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eles não eram muito de samba, gostavam mesmo era de rock e bossa nova, mas resolveram mesmo assim fazer um bloco, logo ali, debaixo do suvaco do Cristo Redentor. Era 1985, nascia o bloco de foliões "Suvaco do Cristo", com ajuda do "pessoal que batucava", ou seja, do bloco da Força Jovem, que emprestava sua quadra na comunidade no alto do Horto.
As histórias do grupo, que começou entre 30 amigos e hoje leva 10 mil às ruas do Rio, são contadas em documentário da TV Cultura, amanhã. O programa foi feito em 2006, para celebrar o 20º aniversário.
No encontro marcado para a efeméride, fundadores e compositores relembram causos, como as rusgas com um padre por causa do nome "cristão", brigas com a polícia e até mesmo a dificuldade de achar cerveja no Horto. O crescimento exagerado do bloco também é discutido, assim como os métodos de horários secretos para diminuir a multidão de foliões.
Sambas famosos do "Suvaco", como "Divinas Axilas" (1986), composto por 20 pessoas, são cantados no programa, com legendas. "Pirâmide", outro hit do bloco, lembra o verão de 1988, quando latas de maconha foram despejadas na baía de Guanabara. "Quando chegará o dia?/ Tá lá, tá lá!/ (...) É presente de Iemanjá!", diz a letra de Lenine e Mu Chebabi. (FERNANDA EZABELLA)


20 ANOS DE SUVACO

Quando: amanhã, às 22h40
Onde: TV Cultura
Classificação: livre



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica: Irmãos Marx desafiam rotina dos sentidos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.