São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chef Ferran Adrià virá ao Brasil em novembro

Catalão participará do Mesa Tendências, em São Paulo

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

Desta vez, vai. Ou melhor, vem. Depois de anos de muito alarme falso, agora sim está confirmado que o catalão Ferran Adrià, o mais importante chef de cozinha da atualidade, vem ao Brasil neste ano. Será no início de novembro, para participar do evento Mesa Tendências, organizado pela revista "Prazeres da Mesa", no campus do Senac, em São Paulo.
Adrià não virá sozinho. Ele encabeça uma delegação de grandes chefs espanhóis que participarão do evento. Entre eles, também já confirmado, está Juan Mari Arzak, cujo restaurante, que leva seu sobrenome no País Basco, foi o primeiro da Espanha a receber a cotação máxima (três estrelas) do guia "Michelin", iniciando a atual fase de prestígio pela qual passa a cozinha de seu país.
Com suas técnicas revolucionárias e uma visão vanguardista da forma de abordar e transmitir os sabores, Ferran Adrià (chef e sócio do restaurante El Bulli, próximo a Roses, na Costa Brava espanhola) tornou-se a principal referência da cozinha contemporânea.
Além de animar sua própria oficina de pesquisa em Barcelona e publicar uma série de livros de reflexões e receitas, ele impulsiona a Alícia (o nome vem de "alimentação e ciência"), fundação de pesquisa em gastronomia cujos representantes estiveram nesta semana em palestras no Brasil.
Por diversas vezes, Adrià demonstrou interesse em conhecer de perto o Brasil (onde já esteve, por poucos dias, no passado), cujos ingredientes, segundo ele, dão ao país potencial de ser uma das próximas referências internacionais em gastronomia.
Sua programação oficial por aqui está focada nas palestras e debates que vai realizar no Mesa Tendências (no qual, no ano passado, teve uma participação via satélite, respondendo a perguntas do público).
Durante sua estadia no país, ele pretende também, em caráter particular, visitar algumas regiões para conhecer melhor os produtos locais.


Texto Anterior: Comentário: "Talentoso Ripley" foi melhor filme
Próximo Texto: Literatura: Editora portuguesa promove concurso para romances
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.