São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Adulterações despropositadas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Até aqui andávamos em lua-de-mel com o Turner Classic Movies. Hoje o canal TCM coloca as garras de fora e promete exibir "Levada da Breca" (à 0h) em versão colorida.
Não convém ser muito purista em cinema, essa arte impura. Isso é uma coisa. Outra bem diferente é promover adulterações ridículas, como dar cores a filmes em preto-e-branco.
É diferente de quando Duchamp pinta bigodes na Monalisa. O colorista, no caso, nada mais pretende do que "atualizar" uma produção de outra época, como se isso fosse possível. Ted Turner suspendeu essa prática até por ter se mostrado contraproducente. Restaram, no entanto, essas tristes versões que nada mais fazem do que dilapidar essa obra-prima da comédia maluca feita em 1938 por Howard Hawks.

TV ABERTA

Contrato para a Eternidade
Record, 14h40.
(Deal of a Lifetime). EUA, 1999. Direção: Paul Levine. Com Kevin Pollak. Um dos sonhos de Henry é conquistar a colega de classe Laurie. Ele diz que venderia sua alma por ela. Isso faz com que o demônio das profundezas o queira. Para conseguir popularidade na escola e o amor de Laurie, ele decide assinar um contrato com o Diabo.

O Gênio do Videogame
Globo, 15h45.
(The Wizard). EUA, 1989. Direção: Todd Holland. Com Fred Savage, Luke Edwards. Jovem que sofre bastante (com a separação dos pais e com a morte da irmã) foge de casa em companhia do irmão, com destino à Costa Oeste dos EUA, onde se realizará campeonato de videogame, matéria em que o jovem em questão é craque.

Intercine
Globo, 1h50.
Para quarta, a escolha se dá entre dois inéditos: "Golpe Perfeito" (2002, de K.S. Bascombe, com Tom Sizemore) e "As Voltas que o Amor nos Dá" (2003, de Carly Pope, com Carly Pope).

O Corte da Navalha
SBT, 2h.
(Razorback). Austrália, 1983, 95 min. Direção: Russell Mulcahy. Com Gregory Harrison, Arkie Whitely, Bill Kerr. Depois que sua mulher, uma jornalista, morre na Austrália, supostamente vítima de um animal, seu marido vai ao país para descobrir o que realmente aconteceu. Ser atacado por um enorme javali não facilitará as coisas. Mulcahy, que depois seguiria carreira nos EUA com sua mão pesada, aqui navalhando em seu país natal. Vamos ver.

A Gaiola das Loucas 2
Globo, 3h30.
(La Cage aux Folles 2). França, 1981, 101 min. Direção: Edouard Molinaro. Com Ugo Tognazzi, Michel Serrault. Zaza (Serrault) e seu companheiro (Tognazzi) vêem-se às voltas com um microfilme que dois grupos de espiões disputam com fervor. Essencialmente, um show de atores, que parecem se divertir muito nos papéis. Eles são o coração do filme.

A Reunião da Família Walton
SBT, 4h.
(A Walton's Thanksgiving Reunion). EUA, 1996, 101 min. Direção: Harry Harris. Com Richard Thomas, Ralph Waite. A família Walton se reúne para celebrar o Dia de Ação de Graças e para se despedir da casa onde todos viveram por anos. De todos os filhos, o maior esforço para estar presente é de John-Boy, que precisa deixar o trabalho por alguns dias e aproveitar a ocasião para apresentar sua noiva aos pais. Por fim os Walton decidem permanecer na casa. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Lembo é um Picolé de Naftalina!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.