São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007

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NINA HORTA

Um teste sobre a arte de servir

Responda rápido! Qual é a hierarquia dos empregados da sala de um restaurante?

HOJE É dia de teste sobre restaurantes. Responda rápido e sem consultas! Qual é a hierarquia dos empregados da sala de um restaurante? O chef que lida com peixes está abaixo ou acima do pâtissier?
Qual estilo de administração você prefere? O autoritário? O autoritário bondoso, o consultivo ou participativo? Se você chegar cedo e encontrar a turma da sala esticando barbantes na mesa, de ponta a ponta, do que se trata?
Quem paga o copo quebrado? Você sabe dobrar o guardanapo em forma de flor, cisne ou leque? Quando se deve tirar o guardanapo do cliente? Quando estiver muito sujo, quando cair no chão ou quando o cliente sair da mesa? E quando estiver muito sujo, mas no colo do cliente? De que lado se deve retirá-lo?
Para que serve a colher no formato de pazinha? Se lhe servirem um sauvignon num copo de bordeaux, você desconfia? De quê?
Como se escreve cognac e armagnac em português? O que é um altazine? (Dica: tem a ver com doces.) Qual a faca a ser usada no mise en place das crianças? Quem providencia banquinhos próprios para as bolsas das senhoras?
De que modo o maître sabe a hora adequada de se aproximar da mesa do cliente? O maître pode usar código nas comandas? Se for dada a você a tarefa de espionar uma comanda, o que quer dizer RA? E WD?
O que se faz para enganar o tempo na espera da sobremesa? Quantas maneiras existem de um garçom segurar um prato? Qual prato se retira primeiro, o das senhoras ou os dos homenageados?
O que é um serviço à russa? Para que serve a faca com lâmina alveolada? Qual a diferença entre uma lagosta e um ástice? Quais queijos devem ser cortados com faca de dois cabos? Na reserva de mesa se diz "double setting" ou "double sitting"?
Você gosta de ser reconhecido pelo garçom? Pelo nome ou com tapinha nas costas? Qual é o cliente mais difícil? O indiferente, o gastrônomo, o desconfiado, o simpático ou o especial? O que fazer se um cliente acha um cabelo no prato?
No que consiste o serviço de "chá fervido" usado também na dinastia Tang chinesa? Quantos milímetros devem ser retirados da ponta do charuto?
Como escolher as línguas no cardápio de seu restaurante? Sim! Para inglês, francês e alemão? Russo e japonês também? Por que não chinês? E português, que tal?
Você prefere o restaurante que determina os preços por coeficiente múltiplo, "price comparison" ou omnes?
Que tipo de música ao vivo prefere? Piano, harpa ou violão? (Pode mandar sua resposta para o programa de TV "Irritando Fernanda Young".) Na entrada do restaurante, além do bengaleiro ou do saquinho plastificado para o guarda-chuva, o que mais se faz necessário? Se o maître perguntar se quer o café com vergoise ou cassonade, qual é a sua?
Se errou mais que quatro respostas, deverá comprar o belo livro "A Arte e a Ciência do Serviço", de Heinz Beck, Umberto Gironda et altri, traduzido do italiano e editado pela Anhembi Morumbi.
"Muito mais que um manual, a obra revela a complexidade dos serviços de um restaurante, descrevendo cuidados importantes que devem ser tomados com os clientes, colaboradores, ambiente físico e, é claro, com os alimentos e as bebidas."
A quem é destinado o livro além de nós, ignorantes da arte de servir e retirar uma bela mesa, cuidar do almoxarifado, administrar uma casa de pasto ou um restaurante de hotel? A estudantes de hotelaria, garçons, maîtres, donas-de-casa curiosas, donos de restaurantes e interessados na área. Um livro que nos faltava. A todos. Porque, confesse, você só acertou três respostas, não é?


ninahorta@uol.com.br

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