|
Texto Anterior | Índice
NINA HORTA
Um teste sobre a arte de servir
Responda rápido! Qual é a hierarquia dos empregados da sala de um restaurante?
HOJE É dia de teste sobre restaurantes. Responda rápido
e sem consultas! Qual é a
hierarquia dos empregados da sala
de um restaurante? O chef que lida
com peixes está abaixo ou acima do
pâtissier?
Qual estilo de administração você
prefere? O autoritário? O autoritário bondoso, o consultivo ou participativo? Se você chegar cedo e encontrar a turma da sala esticando barbantes na mesa, de ponta a ponta, do
que se trata?
Quem paga o copo quebrado? Você sabe dobrar o guardanapo em forma de flor, cisne ou leque? Quando
se deve tirar o guardanapo do cliente? Quando estiver muito sujo,
quando cair no chão ou quando o
cliente sair da mesa? E quando estiver muito sujo, mas no colo do cliente? De que lado se deve retirá-lo?
Para que serve a colher no formato de pazinha? Se lhe servirem um
sauvignon num copo de bordeaux,
você desconfia? De quê?
Como se escreve cognac e armagnac em português? O que é um altazine? (Dica: tem a ver com doces.)
Qual a faca a ser usada no mise en
place das crianças? Quem providencia banquinhos próprios para as bolsas das senhoras?
De que modo o maître sabe a hora
adequada de se aproximar da mesa
do cliente? O maître pode usar código nas comandas? Se for dada a você
a tarefa de espionar uma comanda, o
que quer dizer RA? E WD?
O que se faz para enganar o tempo
na espera da sobremesa? Quantas
maneiras existem de um garçom segurar um prato? Qual prato se retira
primeiro, o das senhoras ou os dos
homenageados?
O que é um serviço à russa? Para
que serve a faca com lâmina alveolada? Qual a diferença entre uma lagosta e um ástice?
Quais queijos devem ser cortados
com faca de dois cabos? Na reserva
de mesa se diz "double setting" ou
"double sitting"?
Você gosta de ser reconhecido pelo garçom? Pelo nome ou com tapinha nas costas? Qual é o cliente mais
difícil? O indiferente, o gastrônomo,
o desconfiado, o simpático ou o especial? O que fazer se um cliente
acha um cabelo no prato?
No que consiste o serviço de "chá
fervido" usado também na dinastia
Tang chinesa? Quantos milímetros
devem ser retirados da ponta do
charuto?
Como escolher as línguas no cardápio de seu restaurante? Sim! Para
inglês, francês e alemão? Russo e japonês também? Por que não chinês? E português, que tal?
Você prefere o restaurante que
determina os preços por coeficiente
múltiplo, "price comparison" ou
omnes?
Que tipo de música ao vivo prefere? Piano, harpa ou violão? (Pode
mandar sua resposta para o programa de TV "Irritando Fernanda
Young".)
Na entrada do restaurante, além
do bengaleiro ou do saquinho plastificado para o guarda-chuva, o que
mais se faz necessário? Se o maître
perguntar se quer o café com vergoise ou cassonade, qual é a sua?
Se errou mais que quatro respostas, deverá comprar o belo livro "A
Arte e a Ciência do Serviço", de
Heinz Beck, Umberto Gironda et altri, traduzido do italiano e editado
pela Anhembi Morumbi.
"Muito mais que um manual, a
obra revela a complexidade dos serviços de um restaurante, descrevendo cuidados importantes que devem
ser tomados com os clientes, colaboradores, ambiente físico e, é claro,
com os alimentos e as bebidas."
A quem é destinado o livro além
de nós, ignorantes da arte de servir e
retirar uma bela mesa, cuidar do almoxarifado, administrar uma casa
de pasto ou um restaurante de hotel? A estudantes de hotelaria, garçons, maîtres, donas-de-casa curiosas, donos de restaurantes e interessados na área. Um livro que nos faltava. A todos. Porque, confesse, você
só acertou três respostas, não é?
ninahorta@uol.com.br
Texto Anterior: Bebida: Chegada de vodcas russas anima mercado Índice
|