São Paulo, sábado, 19 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hispânicos superam brasileiros na premiação do 18º Cine Ceará

Venezuelano "Cartões Postais de Leningrado" é eleito melhor filme do festival

CÁSSIO STARLING CARLOS
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

Os seis concorrentes hispânicos roubaram a festa dos brasileiros na premiação do 18ª Cine Ceará, anteontem à noite em Fortaleza. A competição de longas, na qual concorriam dez títulos, se encerrou com a escolha do venezuelano "Cartões Postais de Leningrado", como melhor filme, enquanto "Luz Silenciosa", do mexicano Carlos Reygadas, ficou com direção, fotografia e som.
Dos quatro longas brasileiros que participaram da competição, "Nossa Vida Não Cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro, conquistou o prêmio de roteiro (para Di Moretti) e "Os Desafinados", de Walter Lima Jr, recebeu o de melhor trilha sonora (de Wagner Tiso), além do Samburá, um troféu paralelo. O cearense "O Grão", de Petrus Cariry, foi escolhida a melhor direção de arte.
O júri de longas foi composto por Eva Piwowarski (Argentina), Rodrigo Díaz Ibarra (Chile), Antonio Urano (Brasil), Zita Marina Morriña Atia (Cuba) e Alfonso Zarauza (Espanha).
O longa venezuelano vencedor é uma ficção simpática focada no olhar de duas crianças para a luta de guerrilhas no país nos anos 60. Trata-se de um trabalho não mais que correto, ao contrário da exuberância formal de "O Grão" e do encantador exercício de memória afetiva com que Walter Lima Jr conseguiu impregnar seu "Os Desafinados".
Já Reygadas, com seu cinema trambiqueiro, após vampirizar Tarkovski em "Japón" e Buñuel em "Batalla em el Cielo", reafirma sua pose de falso gênio com o plágio descarado do Dreyer de "A Palavra" em "Luz Silenciosa".


O crítico CÁSSIO STARLING CARLOS viajou a convite da organização do festival


Texto Anterior: Mercado torce por companhia para "Johnny"
Próximo Texto: Dança: Municipal mistura desenho e balé
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.