São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projetos de parques estão no Tomie Ohtake

DE SÃO PAULO

Sobre as linhas ortogonais do terraço do antigo Ministério de Educação e Saúde, no Rio, Burle Marx fez um jardim cheio de curvas. Toda a construção suspensa acima da quadra também exalta seus elos com a natureza.
Embora não seja o mote principal, a onda verde na arquitetura feita no Brasil também está na mostra que o Instituto Tomie Ohtake abre hoje, tendo entre os destaques esse projeto de Le Corbusier.
Quase em frente à construção, o aterro do Flamengo, mesmo que tenha acobertado um braço de mar, parece estender o natural para o interior das construções ali.
"Essa participação ampla do lado de fora nos edifícios é o que marca a arquitetura brasileira", diz o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Júlio Katinsky, que organizou a exposição. "A defesa do verde aparece em muitas obras."
Além do Flamengo, esse é um artifício que pautou a distribuição do conjunto modernista de Oscar Niemeyer em volta do lago da Pampulha, em Belo Horizonte, e seu complexo de museus e marquise no parque Ibirapuera.
"Há uma certa invenção do espaço", diz Katinsky. "Nunca vi um parque no mundo igual ao Ibirapuera, que é muito acolhedor."
Nos projetos mais áridos, esculpidos no concreto, a mostra tenta apontar a ideia de calor dos encontros. Entre eles, estão obras que lembram grandes praças cobertas, como o Conjunto Nacional, de David Libeskind, e a FAU, de Vilanova Artigas, na Cidade Universitária. (SM)

ARQUITETURA BRASILEIRA

QUANDO abre hoje, às 20h; de ter. a dom., das 11h às 20h; até 3/7
ONDE Instituto Tomie Ohtake (av. Brig. Faria Lima, 201, tel. 0/xx/ 11/2245-1900)
QUANTO grátis


Texto Anterior: Lloyd Wright foi o pioneiro do verde
Próximo Texto: Grafite tem maior retrospectiva da história em museu dos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.