UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Norte a sul

Ana Ottoni/Folha Imagem
MEMÓRIAS Acostumados às letras, os irmãos Alexandre e Evandro Martins Fontes passaram por sua primeira experiência como cineastas: fizeram um documentário sobre o pai, Waldir, um dos editores mais importantes do país, morto em 2000; o filme será exibido no dia 24, na Bienal do Livro do Rio


A Prefeitura de São Paulo está disputando com Recife o acervo do galerista Marcantonio Vilaça, morto em 2000. São cerca de 500 obras, de artistas como Vik Muniz, Leonilson, Ernesto Neto e Beatriz Milhazes. A prefeita Marta Suplicy propôs ao pai de Marcantonio, o ministro Marcos Vilaça, abrigar o acervo no Palácio das Indústrias, que deve virar um centro cultural. Milú Villela, do MAM, também manifestou interesse em abrigar a coleção.
 

Recife, terra natal do galerista, leva vantagem. O acervo já está guardado na cidade. O governador Jarbas Vasconcelos se propôs a construir um centro cultural com uma exposição permanente da coleção. Se o jogo desempatar para os pernambucanos, algumas obras devem vir para SP, cidade onde Marcantonio passou boa parte da vida.

PORTEIRA
"O sol nasceu para todos." Com esse slogan, o presidente da Vasp, Wagner Canhedo, vai insistir para que o governo estenda à Vasp os mesmos benefícios que vai dar à Varig e à TAM na fusão das duas.
 

As renegociações das dívidas da Vasp com a Infraero, por exemplo, empacaram. Já com Varig e TAM, o negócio foi fechado em março. Canhedo quer tudo igual: alongamento da dívida em até 60 meses.

OS SINOS DOBRAM
A CNBB fez uma pesquisa com os bispos que participaram do encontro com Lula em Itaici e enviou os resultados a Frei Betto, assessor do presidente. De acordo com ele, 80% continuam "muito esperançosos" em relação ao governo.

SEM LICENÇA
A Anvisa cancelou o registro do agrotóxico monocrotofos, amplamente usado em lavouras de trigo, soja e feijão. Uma equipe da agência constatou que a substância pode provocar danos ao sistema nervoso de quem lida diretamente com a substância no plantio. A fabricação, importação e comercialização serão proibidas.

ALVO
Jô Soares já marcou a estréia de seu novo espetáculo. Será no dia 20 de junho, no novo Tom Brasil. Jô, que há cinco anos não se apresenta nos palcos, batizou o show de "Na Mira do Gordo".

CÉU DE ESTRELAS
Dois aviões fretados vão sair do Rio e seis ônibus de São Paulo com os convidados do cabeleireiro Wanderley Nunes para a inauguração de seu novo salão, em Campinas. Ele convidou Pelé, Tarcísio Meira e a top Caroline Ribeiro. Será que a primeira-dama, Marisa da Silva, também convidada, vai? Tudo é possível. No dia da posse de Lula na Presidência, Wanderley andou por Brasília até de carro oficial para cumprir a missão de deixar Marisa impecável.

DE OLHO NA ESTATUETA
O filme "Cidade de Deus" deve ser relançado nos Estados Unidos em dezembro. Trata-se de uma estratégia da Miramax para que o longa concorra às categorias principais do próximo Oscar. Os planos foram declarados pelo presidente da empresa, Harvey Weinstein, num almoço com distribuidores do mundo todo em Cannes -no qual ele não economizou elogios ao longa de Fernando Meirelles e à distribuição do filme pela Lumiére, de Bruno Wainer, no Brasil.

VALORIZADO
Vai ser de nada menos que R$ 750 mil o lance inicial do quadro "Vaso de Flores", de Guignard, no leilão que Claudio Cohn promove na semana que vem no hotel Unique.

ESTOU BEM AQUI
O dramaturgo Alcione Araujo está enfrentando a ira de seus vizinhos, no Leblon. Ele é o único morador do prédio que não pretende ceder à especulação imobiliária -uma grande construtora fez uma oferta pelo edifício todo e somente Alcione não se mostrou interessado em vender seu apartamento.
 

O prédio fica numa das áreas mais nobres da cidade: na quadra da praia do Leblon, em frente ao restaurante Antiquarius, um dos mais chiques da cidade.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

É amanhã o leilão que Luciano Huck armou para levantar fundos e tocar o projeto do Instituto Criar de TV e Cinema, no hotel Unique, às 20h30.
A artista plástica Keila Alaver abre exposição amanhã, na galeria Luisa Strina, nos Jardins, às 19h.
Com recital do pianista Jean-Louis Steuerman, é hoje a abertura da série de concertos BankBoston 2003, às 21h, no espaço cultural da empresa.
Começa hoje a 1ª Mostra de Talentos da Comunicação, no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, às 20h.
O documentário "Olhos do Holocausto", de Janos Szasz, será exibido hoje, às 20h30, na Casa de Cultura de Israel.


Texto Anterior: Eggers refuta rótulo de pós-modernismo
Próximo Texto: Artes plásticas: Londres mais parece uma paródia da arte moderna
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.