UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executivo pode ter monopólio no país

DA REPORTAGEM LOCAL

Os primeiros passos de Murdoch no mercado brasileiro, buscando conteúdos exclusivos para Sky e Fox, são quase "inofensivos" se comparados ao poder que ele pretende assumir no país.
O australiano naturalizado norte-americano poderá gerir o monopólio de TV por satélite no país, detendo 95% desse mercado.
Seria o resultado de uma possível união entre a Sky e a DirecTV, cuja controladora, a Hughes Eletronics, teve a fatia acionária adquirida no início de abril pelo executivo, nos Estados Unidos.
A virtual fusão tem preocupado operadores de cabo brasileiros, que hoje detém cerca de 60% do mercado de TV paga, contra 33% do satélite. Eles temem que Murdoch entre agressivamente na eventual DirecTV/Sky (por satélite) com conteúdos exclusivos, o que poderia conquistar novos assinantes e roubar clientes do cabo.
O negócio, no entanto, ainda precisa do aval da Justiça norte-americana, e essa decisão pode só sair em 2004. No início deste mês, ele também deu entrada no processo de consulta ao governo brasileiro sobre a compra da Hughes.
O primeiro passo será uma análise da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. E a resposta poderá pautar decisões futuras das autoridades sobre a união entre DirecTV e Sky.
Na avaliação de Samuel Possebon, editor do site "Pay TV News", especializado em TV por assinatura, o fato de os dois processos (brasileiro e norte-americano) estarem correndo ao mesmo tempo pode gerar uma situação inusitada. "É possível até que o Brasil opte por esperar a decisão dos Estados Unidos, porque seria complicado, por exemplo, a compra da Hughes ser aprovada aqui e recusada lá", afirma.

De perto
Enquanto aguarda as resoluções judiciais, Murdoch acompanha de perto o andamento de suas empresas, inclusive as brasileiras. Na semana passada, por exemplo, reuniu-se com Ricardo Miranda, presidente da Sky do Brasil, que foi aos Estados Unidos dar ao chefe notícias do mercado nacional.
Quem conhece o magnata diz que ele sabe de cabeça números e mais números da disputa no setor. Era de se imaginar. (LM)


Texto Anterior: Televisão: News Corp. aposta em produção de conteúdo
Próximo Texto: TV paga quer ampliar lobby no Congresso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.