São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cannes revê brasileiro que "censurou"

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro -"O Pagador de Promessas" (1962), de Anselmo Duarte, que a 57ª edição do festival francês reprisa hoje, em sessão especial- perdeu em Cannes sua cena mais sensual: nua, no chuveiro, Rosa (Glória Menezes) vê Zé do Burro (Leonardo Villar) invadir o boxe, vestidíssimo num terno de linho branco, num arroubo de paixão, correspondido com beijos que, a partir da boca, descem pelo corpo dela.
A cena foi eliminada por sugestão do então diretor do Festival de Cannes, Robert Fabre Levret, "homem muito digno e de grande cultura cinematográfica", nas palavras de Duarte, 84.
Ao chegar a Cannes, o diretor brasileiro foi chamado por Levret para uma conversa. "Ele elogiou muito o meu filme, mas disse que aquela cena fugia ao gênero dele, era requentada do cinema erótico, além de se parecer muito com outra cena-de Brigitte Bardot em "E Deus Criou a Mulher" [Roger Vadim, 1956]".
Depois de dizer a Levret que conhecia Bardot, mas jamais havia ouvido falar em Vadim ou visto o filme do casal, Duarte concordou com a sugestão de retirar a cena.
E foi além da proposta do diretor de Cannes. "Fui para a sala de corte e tirei a cena inteira, não apenas a parte em que eles estão debaixo do chuveiro, mas também a que havia antes, deles conversando na cama. Não precisava mesmo mostrar, fica subentendido", afirma.
Menezes, 69, recorda que a cena do chuveiro foi feita no primeiro dia de filmagens. "Eu, nervosíssima", diz. Até a véspera das rodagens, Menezes interpretaria a prostituta Marly (papel que ficou com Norma Bengell). Uma pneumonia da atriz inicialmente escalada para o papel de Marly provocou a movida de todas as peças.
"Estava loira, tive de pintar o cabelo à noite", diz Menezes, que hoje se diverte com a nudez considerada inconveniente pelo diretor de Cannes. "Era uma nudez de 1962, bem diferente da de hoje. O espectador iria dizer que me viu nua, tomando banho, mas eu estava mais ou menos encoberta pelo próprio ator. Havia uma colocação de câmera muito legal."
Segundo Duarte, a atriz "nem quis tirar a roupa, só os ombros estavam de fora". Menezes afirma que "o importante é o que você deduz. Uma boa montagem faz uma cena ser muito excitante".
Vitorioso e de volta ao Brasil -onde diretor e elenco desfilaram em carro do Corpo de Bombeiros, "com as pessoas empunhando bandeirinhas do Brasil", lembra Menezes-, Duarte cortou a cena também do negativo que havia ficado no país, dando ao filme sua forma definitiva, sem o trecho. Em Cannes, a projeção havia sido feita a partir de uma cópia do negativo original.
"Pelas histórias que conheço, Anselmo teria uma única cópia [do filme] que contém essa cena", diz o produtor Anibal Massaini.
"Que nada. Joguei fora no lixo. Eu era muito relaxado nessa época", afirma o diretor.
As cenas de interiores de "O Pagador de Promessas", como a do chuveiro, foram filmadas no teatro Castro Alves, em Salvador (BA), que passava por reforma após sofrer um incêndio. "Naquele palco imenso, foram construídos os cenários do quartinho e do banheiro", diz Menezes.
Na Bahia, Bengell ouviu uma antevisão mística sobre a carreira premiada do filme.
"Filmamos num terreiro de candomblé. A mãe de santo me chamou e disse que o filme iria para terras muito longes e que eu era a única que não voltaria para o Brasil." Ainda segundo a previsão, o filme seria premiado num dia chuvoso e, nesse mesmo dia, Bengell veria um burrico na rua.
"Achei estranho, mas não deu outra. Fomos premiados, eu vi o burrico e não voltei para o Brasil. Fui contratada pelo [produtor] Dino Di Laurentiis para ficar na Itália e filmar "O Mafioso"."


Texto Anterior: Cannes 2004: Sem conteúdo, irmãos Coen decepcionam
Próximo Texto: Mondo Cannes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.