São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

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Crítica

Torcedores são marca de filme sobre Garrincha

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não me lembro senão vagamente dos dribles ou dos gols de "Garrincha, Alegria do Povo" (Canal Brasil, 0h50). Na verdade, eles estão em qualquer lugar.
O som é mais memorável. Mas as imagens mais marcantes deste documentário de Joaquim Pedro de Andrade (sempre deste ponto de vista muito pessoal) são aquelas que mostram os torcedores. Pessoas cuja alegria e modéstia se estampam nos rostos, não raro desdentados.
São a cara do Brasil. É a cara que reflete Garrincha: povo por quem o cinema novo se apaixonou nos anos 50 e 60 e que desejou mostrar intensamente.
Ninguém pense que isso veio do nada. Desde os anos 20 do século 20, pelo menos, o Brasil nutriu certo horror por esse lado caótico do documentário: você liga a câmera e pode aparecer qualquer coisa (leia-se: "até pretos"). Tudo que "nossa imagem" rejeitava, em nome da ilusão de ser Europa. Quando "Garrincha" escancara essas bocas é uma pequena revolução que estamos testemunhando.


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