São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

O tempo de cada um


Cansado de ouvir o terceiro disco do LCD Soundsystem? Pois o álbum finalmente saiu nesta semana


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

LEMBRA o quanto foi falado aqui sobre o LCD Soundsystem e seu terceiro álbum, o aguardado "This Is Happening"? Bem, finalmente o disco saiu de forma oficial no início desta semana.
Já ouvi tanto as nove faixas de "This Is Happening" que soa quase como um anacronismo ler sobre esse "lançamento oficial". E me fez lembrar de uma entrevista que fiz com Ed Macfarlane, vocalista do Friendly Fires, pouco antes da excelente apresentação do grupo em São Paulo, no ano passado.
Questionado sobre o que achava de ter suas músicas distribuídas de forma ilegal ou não pela internet, falou algo que saiu do lugar comum que predominava até então. Disse ele: "Há alguns aspectos favoráveis, como fazer com que um grupo ganhe alguma atenção sem precisar gastar muito dinheiro com marketing ou excursões intermináveis".
E arrematou com um conselho para as bandas novas: "Se você tem uma canção que é muito boa, não a coloque no MySpace muito antes do lançamento". Porque, para Macfarlane, a internet está aniquilando o impacto com que recebemos as novas músicas.
Ocorreu com o Friendly Fires e sua excepcional "Paris": a faixa foi ouvida extensivamente em blogs e sites pouco antes de sair oficialmente; quando foi lançada, quase ninguém deu a menor bola.
É o que acontece agora com o LCD Soundsystem e "This Is Happening". Em épocas pré-download, tínhamos alguns parâmetros que nos ajudavam a medir o impacto de um lançamento: números de CDs vendidos, quantidade de vezes que determinada música era tocada nas rádios, exposição que o artista ganhava em jornais e revistas. Hoje o que nos restou? Não há como medir a movimentação gerada por "This Is Happening". Ao entrar no iTunes, já chegou com atraso -a maioria dos fãs já está cansada de ouvir as faixas em seus computadores. Número de CDs vendidos? Ainda dá para falar em CDs em 2010?

 


Por falar em LCD Soundsystem e impacto de músicas, no sábado ouvi "All My Friends" ao lado de alguns amigos em uma festa. A canção já tem mais de três anos. E o que faz do LCD Soundsystem uma banda única em tempos tão imediatos: "All My Friends" consegue emocionar mais e mais a cada audição.
Apenas um acorde que se repete e vai se intensificando. A dinâmica é perfeita. A letra é comovente.

 


Você lembra ainda do Foals? A banda tocou no festival Planeta Terra em 2008. Ninguém dava nada -saíram de São Paulo ovacionados. É uma das bandas mais intensas que já vi ao vivo. Eles acabam de lançar o segundo álbum, "Total Life Forever". É ainda melhor do que "Antidotes", o antecessor. Não perca tempo: ouça "Spanish Sahara", "Alabaster" e "After Glow".
Onde: no insuperável Hype Machine: http://hypem.com.

thiago.ney@uol.com.br


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Crítica/"Passione": Trama folhetinesca e elenco de estrelas despertam público em estreia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.