|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"A CULTURA DIGITAL"
Livro expõe possibilidades da rede
EDUARDO DE JESUS
ESPECIAL PARA A FOLHA
Entre as mudanças trazidas
pela internet e pelos seus desdobramentos associados aos outros meios de comunicação, uma
das que mais tem chamado a
atenção é o surgimento da cultura
digital, tema do novo lançamento
da Publifolha.
O ambiente interativo da rede,
que muitas vezes é colocado erroneamente como um espaço frio e
sem contato com o mundo real, é
abordado no livro "A Cultura Digital", de Rogério da Costa, professor da PUC-SP, na sua vertente
mais interessante -a cultura gerada pelos novos sistemas de comunicação e o universo digital.
Longe de ser um daqueles manuais cheios de termos técnicos e
configurações de equipamentos,
o livro mostra de forma simples o
que vem acontecendo entre as milhões de pessoas que estão acessando a internet todos os dias.
Partindo da idéia de cultura digital, o autor traça um panorama
das principais vertentes que permeiam as manifestações sociais e
culturais no ambiente da rede, conectando-as ao circuito das mídias tradicionais (como os jornais
e as TVs) numa visão aberta, voltada para a construção social por
meio do processo tecnológico.
Além disso, o livro é rico em referências históricas. Traz à cena
atual alguns nomes pouco conhecidos pelos internautas, como
Douglas Engelbert, engenheiro
que preconizou em 1968 o uso do
mouse e das múltiplas janelas para o acesso aos programas, e o visionário Vanevar Bush, que já em
1945 adiantava a metáfora da explosão da informação.
Sem traçar equivocadas previsões imediatistas para o futuro da
cultura digital, o livro constrói um
recorte preciso dos tempos atuais
e das mudanças na sociedade utilizando importantes referências
da internet e dos principais articuladores da cultura digital, como
Steven Johnson, Murray Turoff,
Howard Rheingold e Pierre Lévy.
O autor mostra como a cultura digital vem se desdobrando através
das comunidades virtuais, dos
inúmeros sites de busca e dos
agentes inteligentes, verdadeiros
filtros de informação que garantem, como diz o autor, o "acesso
no excesso" de informações que
se configurou o ciberespaço.
O texto ainda expõe as novas
formas de relacionamento mediado pela internet que despertam
idéias fundamentais para o desenvolvimento da cultura digital,
como inteligência coletiva, saber
compartilhado e cooperação.
Com uma abordagem clara do
processo de apreensão e produção de conhecimento e geração de
sentido pela rede, o livro é um
guia para deslocar a visão estreita
dos pessimistas e incrédulos nas
possibilidades de encontro e trocas geradas pela rede, além de referência para os já iniciados.
Eduardo de Jesus é coordenador do
curso de Comunicação Social da PUC-MG
A Cultura Digital
Autor: Rogério da Costa
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 9,90 (96 págs.)
Texto Anterior: "Esperança": Novela estréia sem empolgação Próximo Texto: Artes Plásticas: "Museus estão se apequenando", diz crítica Índice
|