São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

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"A CULTURA DIGITAL"

Livro expõe possibilidades da rede

EDUARDO DE JESUS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Entre as mudanças trazidas pela internet e pelos seus desdobramentos associados aos outros meios de comunicação, uma das que mais tem chamado a atenção é o surgimento da cultura digital, tema do novo lançamento da Publifolha.
O ambiente interativo da rede, que muitas vezes é colocado erroneamente como um espaço frio e sem contato com o mundo real, é abordado no livro "A Cultura Digital", de Rogério da Costa, professor da PUC-SP, na sua vertente mais interessante -a cultura gerada pelos novos sistemas de comunicação e o universo digital.
Longe de ser um daqueles manuais cheios de termos técnicos e configurações de equipamentos, o livro mostra de forma simples o que vem acontecendo entre as milhões de pessoas que estão acessando a internet todos os dias. Partindo da idéia de cultura digital, o autor traça um panorama das principais vertentes que permeiam as manifestações sociais e culturais no ambiente da rede, conectando-as ao circuito das mídias tradicionais (como os jornais e as TVs) numa visão aberta, voltada para a construção social por meio do processo tecnológico.
Além disso, o livro é rico em referências históricas. Traz à cena atual alguns nomes pouco conhecidos pelos internautas, como Douglas Engelbert, engenheiro que preconizou em 1968 o uso do mouse e das múltiplas janelas para o acesso aos programas, e o visionário Vanevar Bush, que já em 1945 adiantava a metáfora da explosão da informação.
Sem traçar equivocadas previsões imediatistas para o futuro da cultura digital, o livro constrói um recorte preciso dos tempos atuais e das mudanças na sociedade utilizando importantes referências da internet e dos principais articuladores da cultura digital, como Steven Johnson, Murray Turoff, Howard Rheingold e Pierre Lévy. O autor mostra como a cultura digital vem se desdobrando através das comunidades virtuais, dos inúmeros sites de busca e dos agentes inteligentes, verdadeiros filtros de informação que garantem, como diz o autor, o "acesso no excesso" de informações que se configurou o ciberespaço.
O texto ainda expõe as novas formas de relacionamento mediado pela internet que despertam idéias fundamentais para o desenvolvimento da cultura digital, como inteligência coletiva, saber compartilhado e cooperação.
Com uma abordagem clara do processo de apreensão e produção de conhecimento e geração de sentido pela rede, o livro é um guia para deslocar a visão estreita dos pessimistas e incrédulos nas possibilidades de encontro e trocas geradas pela rede, além de referência para os já iniciados.
Eduardo de Jesus é coordenador do curso de Comunicação Social da PUC-MG



A Cultura Digital    
Autor: Rogério da Costa
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 9,90 (96 págs.)




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