São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Renato Rocha Miranda/TV Globo
GLOBO COMEÇA A GRAVAR ‘DUAS CARAS’
Marjorie Estiano e Vanessa Giácomo gravam "Duas Caras", próxima novela das oito da Globo, em São Bento do Sul (SC); uma festa típica foi reproduzida para a novela


Acidente aéreo pega redes desfalcadas, mas dá ibope

O maior acidente da história da aviação brasileira pegou as TVs desprevenidas. Anteontem, todas tiveram que improvisar, apurando informações e editando seus telejornais ao vivo, enquanto eram exibidos.
Mobilizadas para o Pan, as redes estavam desfalcadas em São Paulo. A Globo estava sem duas de suas estrelas, César Tralli e Ernesto Paglia, que ontem foram chamados de volta.
A Band estava com um terço dos repórteres (seis de 18) que cobrem o dia-a-dia em São Paulo trabalhando no Rio. Mas teve sorte. Foi a primeira a mostrar imagens do acidente, às 18h56, três minutos antes da Globo.
Com dez repórteres deslocados para o Rio, a Record só mostrou imagens às 19h47, depois da Rede TV! (19h20), mas antes do SBT (20h04). A Record teve dificuldade para alugar helicóptero (o dela está em manutenção e um locado foi enviado ao Rio), mas já tinha imagens do acidente às 19h20. Mas, como estava dando 20 pontos com o Pan, preferiu não interromper a programação _a Globo também não abriu mão de sua programação normal; exibiu até piada sobre crise aérea no "Casseta & Planeta".
No horário do acidente, as redes já estavam com seus telejornais desenhados. Tiveram que mudar quase tudo. "O telespectador do ‘Jornal da Band’ pôde acompanhar a apuração dos fatos", diz Fernando Mitre, diretor de jornalismo da rede.
O "Jornal Nacional" entrou às 20h37 (22 minutos depois que o normal) e durou 1h03min. Pelo menos dez minutos de noticiário sobre o Pan foram jogados fora. William Bonner parecia âncora de rádio, entrevistando repórteres. Ontem, Bonner foi deslocado para São Paulo (onde deve continuar até hoje). Veio de carro, para não correr o risco de ficar preso em aeroporto.
O "JN" de terça de 47 pontos, maior audiência desde maio de 2006 (ataques do PCC). O "Jornal da Record", que durou 1h40min (quase o dobro), marcou 12. A Band trocou programas pelo "Sala de Emergência" e chegou a triplicar sua audiência. As diretorias de jornalismo da Globo e Record consideram que fizeram ótimas coberturas.

CORTE
A TV Cultura dispensou anteontem cerca de 40 funcionários. Eles atuavam no Canal do Saber (canal via satélite dirigido a professores, que a Cultura produz para a Secretaria de Estado da Educação) e no programa "Quem Sabe, Sabe", também financiado pelo Estado. A emissora diz que teve que fazer o corte porque o contrato com a secretaria está sendo renegociado desde abril e, desde então, não vem tendo receitas com os dois produtos.

SHERLOCK
Fim do mistério sobre o desaparecimento de um carrinho elétrico do Projac, central de estúdios da Globo. O veículo foi enviado para manutenção, mas como houve um erro na nota fiscal (seu número foi trocado por outro), chegou até a ser dado como roubado.


Texto Anterior: José Simão: Pandemônio! Ouro em funk da cachorra!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.