São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/série

Que vantagem Maria leva com "Donas de Casa'?

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Conselho a quem, bombardeado por propaganda da Rede TV!, resolveu começar agora a acompanhar "Donas de Casa Desesperadas": pegue na locadora a caixa com o original.
A emissora estreou na última quarta-feira (e reprisa hoje às 22h) uma versão "cucaracha" da bem-sucedida série norte-americana "Desperate Housewives", cuja quarta temporada está prestes a ser lançada nos Estados Unidos.
A Disney, detentora dos direitos do programa, produz em Buenos Aires, com profissionais argentinos, adaptações latinas do seriado. Cada país entra com seu elenco e diretor.
O primeiro episódio da versão para o Brasil mostrou que roteiro, cenários, figurinos e tomadas de câmeras são praticamente iguais aos do original. A diferença essencial está nos atores, na média bem inferiores aos que estão sendo copiados.
Lucélia Santos é a que melhor desempenha a imitação. Consegue alguns olhares e expressões que lembram a encantadora Susan interpretada por Teri Hatcher, também conhecida como Lois Lane da série do Superman. Mas a atriz Viétia Zangrandi, apesar de ter confessado a intenção de copiar a Bree Van De Kamp original (Elisa para o Brasil), está a anos-luz da força da interpretação de Marcia Cross.
Isso sem falar do fato de ser raro um condomínio de luxo no Brasil como aquele, típico norte-americano, sem muros, com o jardim de uma casa colado ao da vizinha. E obviamente donas de casa brasileiras ricas têm empregadas e não vivem limpando privada como as da série.

E o telespectador?
Enquanto acompanhava o capítulo na Rede TV!, me veio a dúvida: que vantagem Maria leva? Por que poderia ser melhor assistir a uma cópia do que ao original -ainda que dublado, para os que assim preferem?
Vejamos por outro lado: a Rede TV!, com pouco dinheiro e nenhuma experiência em teledramaturgia, conseguiu um produto certamente superior ao que faria se não tivesse a Disney na cola. "Donas de Casa" gerou receita a uma emissora nacional, que emprega brasileiros. Além disso, atores e um diretor do Brasil (Fábio Barreto, de "O Quatrilho") ganharam um trabalho. Tudo bem, tem muito mais argentino do que brasileiro nesse jogo, mas já é melhor do que nada.
Legal. Mas e o telespectador que só quer ligar o televisor e se divertir? Esse fará melhor negócio se sair de casa. E seguir até a locadora mais próxima.


DONAS DE CASA DESESPERADAS
Quando:
quarta, às 23h; reprise domingo, às 22h
Onde: Rede TV!


Texto Anterior: Crítica: Astros musicais atuam ou são tema em série de lançamentos
Próximo Texto: Bia Abramo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.