UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Espectador brasileiro tem peculiaridade mundial

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas no Brasil o "Todo Poderoso" de Jim Carrey vence "Matrix Reloaded" nas bilheterias -5,4 milhões de espectadores (a liderança no ranking de público de 2003) contra 5,1 milhões.
Para a Columbia, distribuidora do filme-líder, isso não é uma casualidade, mas sim o reflexo de um traço particular (e histórico) da platéia brasileira: o gosto pelos temas espirituais, no entanto pouco explorados pelos filmes nacionais.
Na avaliação de Rodrigo Saturnino, diretor da Columbia, é a ênfase espiritualista de "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976) -a presença-fantasma de Vadinho (José Wilker)-, e não só o conteúdo erótico do filme que o transformou no maior público do cinema nacional em todos os tempos (10,7 milhões).
Amparada nessa convicção, a Columbia destinou R$ 100 mil (com o benefício da renúncia fiscal) para o cineasta Cacá Diegues desenvolver o projeto de seu próximo longa.
Não à toa, será um dramalhão com forte conteúdo espiritualista, que envolve um personagem à beira da morte, um segredo de paternidade e o tal elemento do além.

Vantoen Pereira Júnior/Divulgação
PAPEL O ator Paulo Júnior (à dir.) é o personagem Pedro X em "Apolônio Brasil", filme de Hugo Carvana; na campanha presidencial de Lula na televisão, Júnior era João, o brasileiro

QUEM VIVER...
O governador Geraldo Alckmin disse anteontem, depois de encontro com cineastas, que irá liberar recursos para produzir curtas e longas, através das leis Rouanet e do Audiovisual, no final do ano, quando tiver "uma idéia melhor do resultado financeiro das empresas do governo".

...VERÁ
Por ter caráter consultivo, o Conselho Paulista de Cinema não impedirá seus membros de se candidatar a recursos estaduais, inclusive os da Loteria da Cultura, cujos critérios gerais de concurso eles ajudarão a definir.

ANDAR COM FÉ 1
Certo de que existe no Brasil o inexplorado filão do "filme religioso", o produtor Diler Trindade projeta um público de pelo menos 2 milhões de espectadores para "Maria - A Mãe do Filho de Deus", com Giovanna Antonelli e o padre Marcelo Rossi, que tem estréia prevista para o próximo dia 10.

ANDAR COM FÉ 2
Para "Dom", de Moacyr Góes, que estréia hoje, Diler conta com um público de 500 mil espectadores. É sua aposta no longa de perfil médio, dirigido a jovens adultos das classes A e B, que "talvez tenham sido obrigados a ler "Dom Casmurro" na escola".

APITO
A Secretaria Municipal de Cultura intensificou nesta semana os convites para que especialistas em cinema integrem as comissões julgadoras dos concursos abertos pela Prefeitura de SP. Os R$ 2,8 milhões do programa devem financiar curtas, longas e roteiros.


Texto Anterior: "O Raio Verde": Rohmer prova arte do espaço
Próximo Texto: DVD/lançamentos: Chicago
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.