São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

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CDs

Samba
O Nome do Samba É João

JOÃO NOGUEIRA
Gravadora: Weekend; Quanto: R$ 27, em média; Avaliação: bom
Este é o primeiro CD com gravações inéditas de João Nogueira desde sua morte, em 2000, aos 58 anos. Na verdade, é o registro de um show realizado em 1998 numa pequena casa do Rio. A qualidade não é das melhores, o barulho do público é grande e a voz de João já não estava nos seus melhores dias. Mas nada era capaz de afetar seu suingue e a beleza de suas composições, combinação que fez dele um gênio do samba sincopado, o melhor sucessor de Geraldo Pereira. Os clássicos "Nó na Madeira", "Espelho" e "Eu Hein, Rosa!" estão no repertório, assim como a inédita "O Rei da Felicidade", lindamente romântica. Ainda há a curiosa "Apitaço", da época em que jovens de Ipanema apitavam para avisar que a polícia estava chegando e que era preciso guardar certos cigarros. João sempre foi um cronista do Rio.
POR QUE OUVIR: Para quem ainda não conhece, "Bares da Cidade", "Rocinha" e "Pro Mundo Morar" são preciosidades do jeito João Nogueira de compor e cantar. (LUIZ FERNANDO VIANNA)

MPB
Doces Cariocas

DOCES CARIOCAS
Gravadora: Abacateiro; Quanto: R$ 25, em média; Avaliação: bom
A reunião de jovens (ou nem tanto) músicos, como Domenico e Alvinho Lancellotti, e de cantoras, representadas por Alexia Bomtempo e Silvia Machete, emula no nome os Doces Bárbaros -embora lembre mais algo de Novos Baianos com toques Tribalistas. A valorização do tradicional e a experimentação em cima do regionalismo estão lá, seja em sambinhas (caso de "Quanto Tempo"), seja em citações a ritmos nordestinos (em "O que Será que te Excita"), seja no inusitado encontro de Luiz Gonzaga com os Beatles (na boa "Blackbird e a Asa Branca", em que Lucy vai parar no céu "alumiado" do sertão). Há menos ambição, é claro, do que havia no grupo formado por Gal, Bethânia, Caetano e Gil nos anos 70. Outra fonte de inspiração é ainda mais clara entre as vozes femininas -o modo de cantar de Alexia lembra tanto Marisa Monte que, às vezes, dá para ficar na dúvida.
POR QUE OUVIR: Faixas simpáticas, como "O Canário e o Curió", e bonitas, caso de "Valsa do Vestido", predominam. A música-título, curiosamente, é a menos inspirada do conjunto. (RAQUEL COZER)

MPB
Flores do Clube da Esquina

VÁRIOS
Gravadora: EMI; Quanto: R$ 30, em média; Avaliação: regular
A idéia era curiosa: inverter o que ocorreu no histórico "Clube da Esquina" e pôr só mulheres cantando, com Seu Jorge fazendo as vezes de Alaíde Costa em "Me Deixa em Paz" (num duo com Teresa Cristina interpretando o papel que era de Milton Nascimento). Mas ficou comprovado que a história se repete como farsa. Entre pastiches das versões originais como as de "Paisagem da Janela" (com Luiza Possi) e "O Trem Azul" (Marjorie Estiano), e boas intérpretes sufocadas por canções já consolidadas em seus primeiros arranjos (Roberta Sá em "Tudo que Você Podia Ser" e Fernanda Takai em "Um Gosto de Sol"), salvam-se Vanessa da Mata, que contou com João Donato para fazer delicadas mudanças no arranjo original de "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", e Marina de la Riva, muito segura em "Dos Cruces".
POR QUE OUVIR: Para descobrir que é bem melhor ouvir o original. (LUIZ FERNANDO VIANNA)

Erudito
Quadro Brasil

QUARTETO RADAMÉS
Gravadora: Selo Rádio MEC/Rob Digital; Quanto: R$ 31, em média; Avaliação: regular
Carla Rincón (spalla), João Carlos Ferreira (segundo violino), Fernando Thebaldi (viola) e Paulo Santoro (violoncelo), membros das melhores orquestras do Rio de Janeiro, integram o Quarteto Radamés Gnattali, que resolveu gravar obras pouco executadas nas salas de concerto, de alguns dos principais compositores nacionalistas brasileiros do século 20: o carioca Villa-Lobos (com o complexo "Quarteto nº 6"), o amazonense Cláudio Santoro ("Quarteto nº 3", de temática francamente "nacional"), o paulista Camargo Guarnieri (na sofisticação do "Quarteto nº 3") e o gaúcho Radamés Gnattali ("Valsa para Quarteto de Cordas", fácil de ouvir e de gostar).
POR QUE OUVIR: Se os quartetos de Villa-Lobos já mereceram diversas gravações, os outros compositores do disco estavam precisando desse resgate sério e bem-intencionado realizado pelo Quarteto Radamés. (IRINEU FRANCO PERPETUO)



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