São Paulo, sábado, 19 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em horário nobre, Leno estreia novo velho show

Programa é visto por 18,4 milhões de americanos na estreia, mas soa antigo

Apresentador, que mescla entrevistas e piadas, disputa audiência com séries como "CSI" e é visto como possível rumo para TVs abertas


Justin Lubin/Reuters
O apresentador Jay Leno (à direita) conversa com o comediante Jerry Seinfeld na segunda-feira

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

Jay Leno chegou ao horário nobre da televisão americana com audiência de 18,4 milhões de espectadores na estreia, na última segunda. Apesar do horário novo, a crítica avalia que o apresentador está de volta com uma fórmula velha.
O formato do "The Jay Leno Show", de fato, repete boa parte do que o espectador já via no "Tonight Show", programa exibido às 23h30, em que Leno foi campeão de audiência durante 15 dos seus 17 anos de participação. O novo programa tem o mesmo jeito consagrado de piadas e entrevistas.
Marcado para as 22h, o programa de Leno é uma aposta da NBC de que as grandes redes de TV americanas precisam rever sua atuação. A rede está em quarto lugar na audiência e nos últimos anos não produziu nenhuma série cômica ou dramática de grande repercussão.
Segundo a "Time", o novo velho show de Leno pode representar o futuro da televisão, onde as séries de TV ficariam a cargo dos canais a cabo. As grandes redes se concentrariam em produtos de menor custo e programas ao vivo e de esportes. A audiência do show é acompanhada de perto pela indústria, que teme que outras redes sigam o exemplo e optem por produções mais em conta.
Leno concorre diretamente com diversos seriados de sucesso, como "CSI Miami" e "CSI New York", além de "Private Practice" (série que surgiu a partir de "Grey's Anatomy") e dos reality shows "Top Chef" e "Project Runway".
Após uma série de críticas negativas, já no segundo dia a audiência do programa caiu mais de 40% e ficou em 10,7 milhões de espectadores. Mesmo assim, Leno foi o primeiro colocado no horário e desbancou o final da temporada do "Big Brother", exibido pela CBS. Na última quarta, começou a se recuperar reunindo uma audiência de 13,1 milhões de pessoas.
Na estreia, o apresentador ainda contou com sorte. O cantor Kanye West havia sido escalado com antecedência para o primeiro programa. Na noite anterior, arrumara confusão durante a entrega do Video Music Awards, da MTV. Quando a cantora Taylor Swift agradecia pelo prêmio recebido, ele tomou o microfone de suas mãos e disse que Beyoncé deveria ter sido a vencedora.
Em um país que ainda se recupera do grito do deputado Joe Wilson de "você mente" em meio a um discurso do presidente Barack Obama ao Congresso, a grosseria ganhou ampla repercussão. Obama disse que o cantor se comportou de maneira inadequada e que era "um idiota". West, entre lágrimas, pediu desculpas no programa de Leno.
O primeiro show teve ainda uma entrevista com o comediante Jerry Seinfeld, que contou sobre a reunião do elenco de "Seinfeld" na nova temporada de "Curb Your Enthusiasm".


Texto Anterior: Crítica/"História das Prisões no Brasil Vols. 1 e 2": Coletânea de ensaios amplia conhecimento da história prisional
Próximo Texto: Laertevisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.