São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha aborda equipamentos para vinho

No último livro, autor fala sobre abertura da garrafa e taças apropriadas

Volume chega às bancas no domingo, dia 26; não estourar ruidosamente garrafa de espumante é uma das dicas

DE SÃO PAULO

O serviço, os acessórios e os equipamentos do vinho são abordados no 16º e último volume da Coleção Folha Mundo do Vinho, nas bancas no próximo domingo, dia 26.
O livro detalha os códigos e preceitos para tomar a bebida, num restaurante ou em casa. "Mas não leve tudo muito a sério: o mais importante é tomar bom vinho entre amigos", diz o autor, Eduardo Viotti.
A abertura da garrafa, por exemplo, é uma fase importante. Elucidar aspectos do ritual que um sommelier deve seguir também é útil para evitar gafes.
O cliente não deve estranhar, por exemplo, que o profissional prove um rótulo caro -depois de pedir ou informá-lo de que irá fazê-lo- nem que o nível de vinho em sua taça não ultrapasse 1/3 da capacidade do copo.
Há dicas simples para quando o serviço da bebida é feito informalmente, que fazem diferença.
Uma delas é não estourar ruidosamente uma garrafa de espumante. "Não desperdice aquilo que foi o mais difícil de obter naquela bebida, e que custou anos de perseverança e trabalho ao vinhateiro: a efervescência."
A outra é servir o espumante na taça em dois estágios: deve-se colocar um pouquinho, levantar a garrafa e esperar a espuma baixar antes de finalizar o serviço.
Outros aspectos discutidos são a decantação, a temperatura para cada estilo e as taças indicadas para cada bebida. Há dicas de livros para quem quer se aprofundar no assunto. A obra indica, ainda, quais os acessórios necessários para ter em casa.
O volume termina com um capítulo sobre a história do vinho. A praga que devastou os vinhedos europeus no século 19 e o salto de qualidade na produção nos anos 90 são alguns aspectos abordados.


Texto Anterior: Crítica/DVD: "Leon Morin" é bela jornada em tempos de mudança da igreja
Próximo Texto: Scorsese dirige substituta de "Soprano"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.