São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha traz obra clássica de Freud

Livro de 1899 desbravou a mente ao analisar o inconsciente humano

"A Interpretação dos Sonhos" integra série de 20 títulos que mudaram a maneira de pensar o mundo e o homem

DE SÃO PAULO

Domingo que vem, dia 26, a Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo traz um marco da psicanálise: "A Interpretação dos Sonhos", do austríaco Sigmund Freud (1856-1939).
"Nas páginas que se seguem, apresentarei provas de que existe uma técnica psicológica que torna possível interpretar os sonhos, e que, quando esse procedimento é empregado, todo sonho se revela uma estrutura psíquica que tem um sentido e pode ser inserida num ponto designável nas atividades mentais da vida de vigília", anuncia Freud logo na introdução desse clássico livro publicado em 1899.
No seu processo de desbravamento da mente humana, o psicanalista conferiu caráter científico ao inconsciente, abrindo caminho para uma nova interpretação do homem, a partir dos mecanismos psicológicos dos sonhos.
"A Interpretação dos Sonhos" é o terceiro volume de uma coleção que procura abarcar diversas áreas do conhecimento humano, da Grécia Antiga ao século 20, da ciência (Newton, Darwin) à filosofia (Platão, Aristóteles, Descartes, Pascal, Voltaire, Rousseau, Kant, Freud), passando pela economia (Adam Smith, Marx).

POLÍTICA E RELIGIÃO
A política (Maquiavel, Thomas More, Tocqueville, Mao Tsé-tung) não foi esquecida. A religião também se faz representar, seja na forma de textos sagrados (Bíblia, Alcorão), seja nos escritos de um importante teólogo (santo Agostinho).
A ideia foi apresentar nas bancas, a cada domingo, 20 obras que mudaram a maneira de o homem pensar o mundo e si mesmo.
Como os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", de Isaac Newton (1643-1727), que, a um só tempo, tirou o homem do centro do Universo e deu início à era das revoluções científicas.
Ou "Do Contrato Social", de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que lançou os conceitos de soberania popular e de igualdade de direitos entre os homens.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica/Rock: Show coroa o renascimento do "messias" Bruce Springsteen
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.