São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Cem obras do acervo do Masp traçam percurso do movimento

Mostra dá aula de impressionismo

DA REDAÇÃO

Aberta a partir de amanhã para o público, "As 100 Maravilhas -Impressionismo e Referências" é uma aula de história do impressionismo, de seu antes e depois. A sala de aula? O Masp. Os professores? As obras de grandes ícones impressionistas como Renoir, Monet e Cézanne, de antecessores decisivos do movimento como Velázquez e Goya e daqueles que partiram dele, como os vanguardistas Picasso e Matisse.
As cem obras, todas do acervo do Masp, são lições em si desse marco da história da arte, mas o reforço didático é garantido pela disposição cronológica da montagem. O público é recepcionado por Tiziano, Velázquez e Goya ("Retrato do Cardeal Cristoforo Madruzzo", de 1552, "Retrato do Conde-Duque de Olivares", de 1624, e "Retrato de Dom Juan Antonio Llorante", de 1809-1813, respectivamente), seguidos por quadros de Corot, entre eles "Paisagem com Camponesa" (1861), raramente exposto.
"A Menina com as Espigas" (1888), de Renoir, "Ponte Japonesa" (1920-1924), de Monet, "O Grande Pinheiro" (1897-1898), de Cézanne, são algumas das obras em destaque. No "depois", é curioso observar o Matisse aprendiz. Seu "Paisagem com Castelo" (1910-1915) é uma obra totalmente impressionista.
A mostra tem iluminação especial de Antonio Carlos Mingrone e cenografia de Cyro del Nero. Cada quadro recebe uma incidência de luz específica. O que dá sensação de que estão flutuando, já que estão expostos nos suportes de vidro da arquiteta Lina Bo Bardi, que não eram utilizados pelo Masp desde a metade da década de 90. Desta vez, as informações estarão ao lado das obras, e não atrás, como no passado.


AS 100 MARAVILHAS - IMPRESSIONISMO E REFERÊNCIAS. Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, SP, tel. 0/xx/11/251-5644). Quando: hoje (para convidados), às 17h, de ter. a dom., das 11h às 18h; até 30/12. Quanto: R$ 10 (estudantes, professores e aposentados pagam meia; grátis para menores de dez e maiores de 60 anos.


Texto Anterior: Televisão: 'Não brincaríamos com algo tão violento'
Próximo Texto: Show: Pizzarelli confirma namoro com o Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.