São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebidas

Frutas da época inspiram bartenders

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais baratas e disponíveis, as frutas da época são uma boa fonte de inspiração para os bartenders (nome criado nos Estados Unidos para designar barmen de ambos os sexos). Tipicamente brasileiros, o caju e a jabuticaba são os frutos da vez.
Para saber como utilizá-los em coquetéis, a Folha ouviu dois profissionais de destaque. O barman do East, Marcelo Serrano, voltou recentemente de uma temporada em Londres. "Por isso, não estou habituado a usar jabuticaba. Mas o caju é muito fácil de trabalhar porque tem um sabor que sobressai e é bem aceito."
Além da receita publicada abaixo, Serrano sugere misturar a fruta com Calvados, limão siciliano, suco de maçã e açúcar, um drinque que considera leve e balanceado. "Finalize com champanhe para deixar bem refrescante", diz. Segundo ele, caju também combina com maracujá, rum e suco de limão.
Beto Ferreira, do restaurante Brasil a Gosto, aposta na cachaça de qualidade para criar coquetéis interessantes e saborosos. "Mas cada um pode usar a bebida de sua preferência. Uma boa vodca também combina muito bem", diz.
Na prática, ele sugere juntar caju com hortelã. Já a jabuticaba faz um par interessante com tangerina ou uma pitada de canela.


Texto Anterior: Crítica: La Cocagne chega aos 40 com a virtude de trazer pratos de antiga tradição francesa
Próximo Texto: Estação Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.