São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça adapta obra sobre miséria, preconceito e fome nos anos 50

Cia. Os Crespos encena "Ensaio sobre Carolina", inspirado em vida na favela

DA REPORTAGEM LOCAL

A vida da escritora semi-analfabeta Carolina Maria de Jesus (1914-77) e seu relato sobre o cotidiano da favela Canindé (SP), no final dos anos 50, inspiram a dramaturgia coletiva da peça "Ensaio sobre Carolina", que a companhia Os Crespos estréia amanhã no Espaço Maquinaria, no Bexiga. O livro "Quarto de Despejo" (1960) serve como porta de entrada para abordar questões como fome, miséria, sociabilidade, relações raciais, invisibilidade e preconceito.
Moradora de um barraco, Carolina retrata a favela, que, segundo ela, é o quarto de despejo da cidade, porque lá se jogam homens e lixo. Os Crespos são fruto do núcleo Negro em Questão, que surgiu em 2005 na Escola de Arte Dramática da USP. Aprendizes-atores discutem a história do negro nas artes cênicas do país. Em 2006, o grupo nasceu sob o nome Filhos de Olorum. Agora, rebatizada Os Crespos, a companhia relê a peça "Ensaio sobre Carolina" com os artistas Gal Quaresma, Lucélia Sérgio, Mawusi Tulani, Sidney Santiago e Tairone Porto no elenco.


ENSAIO SOBRE CAROLINA
Quando:
estréia amanhã, às 19h; sáb., às 19h. Até 24/11
Onde: Espaço Maquinaria (r. 13 de Maio, 240, tel. 3853-3651)
Quanto: R$ 15


Texto Anterior: José Mayer é protagonista de musical que estréia hoje
Próximo Texto: Animação "El Tigre" busca referências latinas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.