São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Os Pássaros" é o pior pesadelo cinematográfico

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É um filme misterioso "Os Pássaros" (TCM, 0h), um dos mais misteriosos que já foram feitos. A explicação política que já foi dada a ele (seria uma alegoria do avanço comunista no mundo) me parece francamente pueril. A explicação ecológica (os pássaros em revolta contra os homens e sua capacidade de destruição) não é muito melhor.
Mas por que deve sempre haver uma explicação que esgote o fenômeno? Em parte é porque é difícil viver com o mistério. "Os Pássaros" é, para mim, o pior dos pesadelos cinematográficos, porque não se esgota com a palavra fim. Ele permanece, assim como aquele entardecer infernal, povoado de animais malditos e silenciosos.
Há explicação para isso? Será que ela se limita ao sadismo de Hitchcock aplicado à bela Tippi Hedren? Seria o apocalipse à nossa espreita? Agrada-me pensar que existe aí a constatação, um tanto beckettiana, de que a vida, dos homens como dos pássaros, não tem finalidade. É um sonho, ou um pesadelo, como "Os Pássaros".


Texto Anterior: Animação "El Tigre" busca referências latinas
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.