São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Domingo reúne filmes subestimados

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Talvez seja por milagre, talvez não. O certo é que este domingo está cheio de filmes atraentes. Por exemplo, "Meu Tio da América" (Futura, 22h; não recomendado para menores de 12 anos), um Alain Resnais que há muito saiu do circuito.
Mas há dois filmes brasileiros bem subestimados e interessantes. Um deles, "Brasília 18%" (Canal Brasil, 18h30; 16 anos), entra na cota habitual de filmes de Nelson Pereira dos Santos simplesmente incompreendidos. Há ali secura, corrupção, alucinações -coisas típicas de Brasília.
Mais do que isso, no entanto, convém lembrar de "Rio 40 Graus", o primeiro filme do diretor. Ali, havia uma capital (o Rio) de um país modesto, atrasado, mas tremendamente esperançoso em relação ao futuro. A Brasília de Nelson não dá espaço à esperança nem ao futuro: é tão fossilizada quanto o nome, brandido em vão, de nossos vultos literários.
Quanto a "Saneamento Básico, o Filme" (TC Pipoca, 20h; 12 anos), de Jorge Furtado, não deu certo em grande parte devido ao nome infeliz, que parece o de um árido documentário. Na verdade, estamos diante de uma comédia em que a burocracia e o cinema se encontram, quando o povo de uma cidadezinha tenta conseguir verba para tratamento de esgoto, mas não existe o dinheiro. Existe para a produção de vídeo. Uma mão lava a outra, então. Ou suja, se se preferir.


Texto Anterior: Bia Abramo: O melhor programa de domingo
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Das inumeráveis atualidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.