São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas lojas

Drama
Vidas em Fuga
SIDNEY LUMET
Distribuidora:
MGM; Quanto: R$ 34,80, em média Avaliação: bom
Numa cidadezinha do sul dos EUA, um guitarrista de blues (Marlon Brando) tenta abandonar a vida errante e se fixar como empregado numa loja de calçados. A patroa (Anna Magnani), quarentona insatisfeita com o marido autoritário e paralítico, acaba se envolvendo com ele, assim como a inquieta proto-hippie local (Joanne Woodward).
A explosiva combinação Tennesee Williams/Marlon Brando já havia rendido o clássico "Um Bonde Chamado Desejo", com Elia Kazan na direção. Sidney Lumet não chega a tanto aqui, mas conduz com estilo e segurança este drama de "outsiders", que tem como ponto forte o encontro entre dois astros de estirpes diferentes, Brando e Magnani. (JOSÉ GERALDO COUTO)

Série
The Unit - Tropa de Elite - Temporada 2
DAVID MAMET
Distribuidora:
Fox; Quanto: R$ 100, em média
Avaliação: bom
O livro "Força Delta por Dentro da Tropa Antiterrorista Americana", de Eric L. Haney, inspirou Mamet (roteirista de "Os Intocáveis", diretor de "As Coisas Mudam" e "Oleanna") a criar esse seriado que une a ação de uma unidade secreta das forças armadas dos EUA aos dramas das famílias de seus integrantes -diferencial em relação a filmes e programas do gênero.
Os 23 episódios da temporada enviam a equipe chefiada por Jonas (Dennis Haysbert, o presidente David Palmer de "24 Horas") aos destinos mais remotos, incluindo a fronteira tríplice entre Brasil, Paraguai e Argentina, para resolver, ao estilo "Missão: Impossível", problemas ligados a terrorismo e tráfico de armas e drogas, em especial. (SÉRGIO RIZZO)

Terror
A Face
SANG-GON YOO
Distribuidora:
Europa; Quanto: só para locação
Avaliação: regular
Ah, o terror oriental, com suas crianças com cara de assustadas, suas mulheres-fantasmas com longos cabelos negros escorridos, seus sustos em armários, banheiros e espelhos. Nesta produção sul-coreana, temos um especialista em reconstrução facial que, além de ter ficado viúvo recentemente, ainda precisa lidar com a desanimada filha pequena, que passou por um transplante de coração. A esse cenário familiar complicado somam-se aparições de um fantasma feminino e de um serial killer que anda dissolvendo suas vítimas em ácido para disfarçar suas reais intenções. Há uma dúzia de sustos aqui, como de praxe, mas nada que se compare aos trabalhos dos (chineses) irmãos Pang, por exemplo. (MARCO AURÉLIO CANÔNICO)

Drama
Inferno
DANIS TANOVIC
Distribuidora:
Imagem; Quanto: só para locação
Avaliação: ruim
O cinema do polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996) parece não ter deixado seguidores à altura. Seus questionamentos morais e psicológicos, aliados a uma grande austeridade na construção de imagens, é vulgarizado no segundo longa de Danis Tanovic (de "Terra de Ninguém", que hoje parece supervalorizado). Kieslowski e o co-roteirista Krzysztof Piesiewicz esboçaram uma trilogia sobre a idéia de céu, inferno e purgatório. "Paraíso", de Tom Tykwer, o primeiro título feito a partir dos escritos, foi decepcionante. "Inferno" é ainda pior. Ao tratar das cisões familiares de três irmãs (Emmanuelle Béart, Karin Viard e Marie Gillain) que lidam de forma problemática com um trauma de infância, Tanovic filma à maneira dos "filmes de arte" matriz Miramax e não consegue chegar a um desfecho satisfatório. (MARIO GIOIA)


Texto Anterior: Ozu esperava humanismo do cinema
Próximo Texto: Ex-"Chiquititas" vira galã do elevador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.