São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVDs revivem encontros especiais do samba

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No palco, Paulinho da Viola recebe convidados ilustres, como o maestro Radamés Gnattali e a Velha Guarda da Portela. Na platéia, as atrizes Sonia Braga e Joana Fomm vibram com o show. Um especial com o sambista carioca produzido pela TV Globo em 1980 e lançado agora em DVD revive tempos em que os musicais tinham lugar de destaque na TV aberta.
Terceiro volume da série "Grandes Nomes", que já lançou DVDs de Elis Regina e Rita Lee, "Paulo César Baptista de Faria" é um programa capaz de excitar qualquer apreciador do samba. Não bastasse o repertório recheado de clássicos do compositor, como "Sinal Fechado", "Coisas do Mundo, Minha Nega" ou "Pecado Capital", o programa também apresenta encontros raros.
É difícil não se emocionar ao ver o reencontro de Paulinho com Nelson Sargento, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro.
Os cinco bambas foram parceiros no musical "Rosa de Ouro" (1965), que marcou o início da carreira profissional do anfitrião. Saborosa também é a aparição do violonista Canhoto da Paraíba, tocando "Forró do Xenhenhem" (de Cecéu), com as cordas do instrumento invertidas.
Além de reger a orquestra, Radamés Gnattali dedilha ao piano o choro "Sarau para Radamés", que Paulinho fez em sua homenagem. A festa chega ao clímax com a Velha Guarda da Portela, que destaca aparições de Manacéa, interpretando seu sucesso "Quantas Lágrimas", e Casquinha, parceiro de Paulinho, em "Recado". Pena que as câmeras, bem ao estilo auto-referente da TV Globo, insistam em focalizar atrizes do elenco da emissora, na platéia, quase todo o tempo.

Cartola
Para quem conhece o precioso especial com Cartola (1908-1980) que a TV Cultura já reprisou em carnavais anteriores, vale o aviso. O DVD que acaba de chegar às lojas não traz o programa dirigido por Fernando Faro, em 1973, do qual também participou Dona Zica, mulher do mestre sambista.
Produzido no ano seguinte, pelo mesmo Faro, este "MPB Especial" é, na verdade, um programa dividido entre Cartola e Leci Brandão. Primeira mulher admitida na ala de compositores da Mangueira, ela estava lançando seu disco de estréia, puxado pelos sambas "Deixa pra Lá" e "Preferência".
Cartola inicia o programa com seu clássico "Alvorada" (parceria com Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho). Discreto, meio escondido atrás dos óculos escuros, volta às histórias dos primórdios da Estação Primeira de Mangueira, da qual foi um dos fundadores, em 1928.
"O samba era lento, calmo, bonito. Agora é aquela correria, ninguém agüenta aquela zoada.
O samba de hoje tem que ser corrido", Cartola lamentava, três décadas atrás, já afastado de sua escola. O que o mestre diria hoje ao ver que a correria nos desfiles só aumentou?


PAULINHO DA VIOLA    
Lançamento: Globo Marcas/Trama
Quanto: R$ 50, em média

CARTOLA    
Lançamento:
Cultura Marcas/Trama
Quanto: R$ 46, em média


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Feira Arco investe em produção de emergentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.